A implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) como alavanca econômica, principalmente nos países emergentes, foi um dos focos do debate, nesta segunda-feira (10/07), no primeiro dia do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, promovido pelas Nações Unidas (ONU), em Nova York. O chefe de gabinete da Fiems, Robson Del Casale, participou dos painéis, por indicação do presidente Sérgio Longen.
O encontro segue até o dia 19 de julho sob o tema “Acelerando a recuperação da doença do coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis”.
Del Casale ressaltou o desafio de manter a relevância econômica da indústria de Mato Grosso do Sul mesmo após a crise sanitária. “Depois da pandemia, a Fiems tem trabalhado arduamente na retomada da economia, com projetos e busca por investimentos. O Estado também provou sua força, sendo o que mais se sustentou no País e o que mais cresce deste então”, explicou.
A implementação das ODSs é apontada por líderes mundiais como motor para retomada econômica, especialmente, dos países em desenvolvimento, como Brasil. “O dia foi muito focado em ciência, inovação, tecnologia e discussões sobre como as ODSs, vinculadas a esses sistemas, podem colaborar para o crescimento”.