O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Orquestra de Câmara do Pantanal – OCAMP, realiza o I Festival de Música de Concerto do Pantanal – FEMUP, tendo a direção musical do maestro Eduardo Martinelli. Com o objetivo de proporcionar gratuitamente atividades didáticas diversas, o FEMUP reúne grandes profissionais da música do Brasil e do exterior, apresentações musicais com a OCAMP, além de solistas e grupos musicais convidados.
A programação oficial acontece entre os dias 28 e 30 de julho, porém já no dia 27 estão programadas atividades exclusivas com alunos da rede pública de ensino de Corumbá e Ladário. O Festival, que será gratuito e 100% on-line, deve promover a troca entre músicos por meio de um intercâmbio cultural internacional e faz parte das ações que integram o Termo de Fomento n° 001/2019, firmado com a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SMASC, utilizando os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA.
Programação
No período da noite, a OCAMP vai protagonizar três concertos especiais durante a 1ª edição do FEMUP. No dia 28 de julho, às 19h (horário de Mato Grosso do Sul), acontece a integração entre a música de concerto e a dança, com a participação da Companhia de Dança do Pantanal, com números de balé especialmente preparados para o Festival. Além disso, teremos apresentação de Norberto Cruz (Portugal) e Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).
Já no dia 29, no mesmo horário (19h de MS), a Orquestra integra-se à viola caipira para releituras de obras de Heitor Vila Lobos, Almir Sater e peças tradicionais do cancioneiro popular. Em seguida, a integração é com a viola de cocho, com o espetáculo “Araras da Cidade, Músicas do Mato”, executando músicas compostas em sintonia com imagens de araras em ambiente urbano, e que serão projetadas. A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente.
Na última noite do festival, 30 de julho, também 19h de MS, a OCAMP apresenta obras consagradas do repertório da música de concerto, peças de W.A. Mozart, A. Vivaldi e J. Brahms, em grande estilo.
A programação é singular, por unir linguagens artísticas, já que a Orquestra tem como meta envolver as mais diversas formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, imagens de audiovisual, natureza e grandes mestres da música mundial.
Entre os nomes confirmados com solistas convidados estão Elouise Miranda e Bianca Danzi, Thiago Quevedo (Viola de Cocho) e Maycon Vianna (Viola Caipira).
Além da OCAMP, o Festival proporcionará apresentação de grupos e orquestras, sendo eles:
. O Illvminata (Curitiba-PR), que pesquisa e executa música medieval e renascentista se apresentando com réplicas de instrumentos de época como alaúdes, viela de roda, viola da gamba, flautas, percussões vozes;
. O bandolinista português Norberto Cruz, se apresenta executando o concerto para bandolim e Orquestra de cordas do compositor italiano Carlo Cécere, em uma produção especialmente montada para o FEMUP;
. O Quarteto de Cordas Aporá (São Paulo – SP), que apresentará obras de Alberto Nepomuceno, um dos mais importantes compositores brasileiros. Formado por músicos da mais alta qualidade técnica a trajetória do grupo tem sido notória de pela rápida ascensão entre os entre os mais seletos grupos camerísticos do Brasil.
Para os profissionais da música, o Festival contará com minicursos de História da Música, Software de Edição de Partituras, Masterclasses diversos para instrumentistas, regentes e cantores, além de palestras sobre temas relacionados à música.
Participam também grandes artistas do Brasil e também convidados da Espanha, Inglaterra, Canadá, Venezuela, Portugal e EUA. A programação completa estará disponível no site www.moinhocultural.org.br/femup/ . Já o link direto para realizar inscrições: https://forms.gle/2gCfV6gbbx4gJzJv6 . Mais informações também no Instagram @moinho_cultural.
Além do patrocínio da Prefeitura de Corumbá para a realização do evento, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem como Patrocinador Master o Instituto Cultural Vale. São parceiros do FEMUP a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Associação de Bandolins da Madeira, Orquestra Filarmônica de Santa Cruz, Fundação Amazônica de Música, Art e Productions LiGra, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
Também são patrocinadores do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano o Itaú Social, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, como parceiros a J.Macêdo, SESC, parceria institucional, além da Prefeitura de Corumbá, a Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.
Assessoria.