Apesar de toda a ansiedade e correria que envolve os dias que antecedem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a alimentação equilibrada e a hidratação podem ser duas grandes aliadas.
A alimentação equilibrada em nutrientes, por exemplo, é responsável por manter a energia, a concentração e o bom funcionamento do corpo. O importante, segundo a nutricionista Maria Tainara Carneiro, é contemplar todos os grupos alimentares na hora das refeições e fugir dos ultraprocessados.
Os carboidratos, como arroz, batatas, mandioca e aveia, são a principal fonte de energia para o corpo e para o cérebro. Enquanto isso, as proteínas são essenciais para reparação dos tecidos e auxílio no funcionamento do sistema imunológico.
As gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate, oleaginosas, entre outros, contribuem para o funcionamento do cérebro e para a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já as frutas, verduras e legumes, são fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam na boa digestão dos alimentos e bom funcionamento do intestino, a reduzir o cansaço e fortalecer o sistema imunológico.
“Manter-se bem hidratado é essencial para o bom desenvolvimento cognitivo. A água é a principal bebida para uma boa hidratação. Um adulto deve ingerir, no mínimo, de 2 a 3 litros/ao dia, podendo necessitar de maior quantidade conforme o clima, suas condições de saúde e atividade física. Sempre acompanhe a cor de sua urina. Uma boa hidratação é indicada pela cor mais clara da urina”, explica a nutricionista, que também é coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Campo Grande.
Maria Tainara também explica que manter a alimentação balanceada nos dias que antecedem a prova contribui para manter os níveis de energia constantes, melhorar a concentração e reduzir o estresse.
“É muito importante evitar alimentos ultraprocessados, como: bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, alimentos açucarados e ricos em gordura saturada, que podem causar picos de glicose e sensação de cansaço”, finaliza a professora.