O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, recebeu nesta sexta-feira (15/09), uma comitiva de autoridades e empresários paraguaios do departamento de Concepción para discutir a possibilidade de ofertar cursos profissionalizantes no país vizinho. O encontro foi realizado no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande.
Situada a cerca de 220 km da fronteira com o Brasil em Ponta Porã e às margens do rio Paraguai, a cidade de Concepción tem atraído indústrias de grande porte, com destaque para a instalação da fábrica de celulose Paracel. O empreendimento é considerado o maior investimento privado do Paraguai na atualidade e já mobilizou dezenas de outras pequenas e médias empresas a se instalarem na região.
Segundo o vereador paraguaio Eliseo Guggiari Doria, a população local precisa se capacitar para aproveitar as oportunidades de emprego que começam a surgir.
“Além da indústria de celulose, outras indústrias estão chegando na região, como frigoríficos e sementeiras. Por isso, temos necessidade de fazer cursos e dar suporte aos nossos jovens. Temos esperança de levar as aulas e toda a experiência do Senai para o Paraguai”, disse.
Também participaram do encontro o vice-presidente da Câmara de Concepción, Felix Ibañez; o vereador paraguaio Fernando Rubén Ruiz Medina; e o empresário Reverton Rímoli.