Quem colocou nas promessas de Ano Novo retomar ou começar a malhar, tomou a decisão certa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) subiu de 150 para 300 minutos semanais o tempo de atividade física para combater o sedentarismo. O documento, que foi divulgado em novembro do ano passado, aponta que o risco de morte precoce está ligado à falta da prática de exercícios. Entretanto, a intensidade dos treinos precisa ser observada, conforme explica a educadora física e gerente de unidade da Fórmula Shopping Campo Grande, Emelly Muniz.
“Após um determinado tempo sem atividade física ocorre a diminuição no nível de condicionamento físico e o corpo necessita de um período para se readaptar, o que pode variar de acordo com o histórico de exercícios praticados ao longo da vida. De maneira geral, o mais indicado é retornar aos treinos de maneira gradativa evitando sobrecargas, controlando volume e intensidade”, aconselha.
avcılar escort
Além de combater o estresse, a atividade física também diminui o risco de mortalidade por doença cardiovascular, diabetes tipo 2, hipertensão. O relatório da OMS também destaca que quem pratica exercícios, dorme melhor e se beneficia na hora de manter a saúde mental e cognitiva. O presidente da Organização Mundial de Saúde ainda alertou que o sedentarismo pode gerar uma nova pandemia e que 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas em 2020, se a população mundial fosse mais ativa.
Orientações médicas
O “fica em casa” deixou de ser desculpa para retomar os exercícios físicos. Quem ainda teme em voltar à academia, pode adquirir alguns poucos equipamentos e se exercitar na segurança do lar. A recomendação é que a atividade seja assistida por um profissional e que sejam feitos exames prévios para verificar a quantas anda o coração. A caminhada é liberada para quase todos, crianças, adultos, mulheres grávidas e idosos. Para a atividade, é recomendável um bom tênis, que seja confortável e condizente com seu tipo de pisada. A Centauro do Shopping Campo Grande tem uma esteira que auxilia os clientes nessa aquisição e também tem equipamentos de ginástica para se exercitar em casa. A World Tênis, Authentic Feet e a Anita Tênis, também presentes do Mall, trazem diversas marcas que combinam com as mais variadas práticas esportivas. Já a New Balance, além dos tênis, tem também roupas esportivas.
A roupa adequada para enfrentar o sol também precisa ser observada na caminhada ou na corrida. Dependendo da hora do dia, é recomendável o uso de protetor solar, chapéus ou roupas que tenham essa proteção. A Lupo tem camisetas que podem ser usadas sob o sol, sem prejudicar a pele. Se for fazer exercício na academia ou em casa, também é preciso ter a vestimenta correta. Nada de usar jeans, mesmo que a ginástica seja no seu jardim.
Para a saúde mental e melhor desempenho é importante que inclua na sua rotina a escolha da roupa correta para se exercitar. Usar roupas de ginástica ajudam no conforto e flexibilidade na hora de se movimentar. A tecnologia dos tecidos também garante mais fluidez (tem secagem rápida e são mais frescas) e a sustentação dos bustos, no caso das mulheres. A Live e a Track Field, no Shopping Campo Grande, são as queridinhas para os adeptos da malhação e, os modelos são um incentivo a mais para quem quer começar a malhar.
DICAS PARA NÃO PERDER O FOCO
A gerente da Fórmula elencou algumas dicas para manter o foco e chegar até o fim do ano com vida transformada:
1 – Comece/recomece devagar: Sem pressa, não adianta tentar recuperar o tempo perdido todo em uma só sessão de treino;
2 – Reduza a carga: Nos primeiros dias, reduza a carga para que seu corpo consiga se readaptar aos estímulos de treino, evitando fadiga e lesões. Vá aumentando a intensidade de maneira progressiva;
3 – Mantenha frequência : Planeje seu dia, crie uma rotina para manter a frequência nos treinos, o segredo está na constância.
4 – Orientação profissional: Procure a orientação de um profissional de Educação Física para planejar o treino de acordo com seu objetivo e nível de condicionamento físico;
5 – Mantenha-se motivado: Um dos principais fatores de abandono aos treinos é a falta de afinidade com o exercício escolhido. Para evitar desmotivação e desistência, procure atividades que tenham afinidade e sinta prazer em praticar!
Assessoria.