O deputado estadual Coronel David (PL) apresentou, nesta terça-feira, o projeto de lei que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Centro Esportivo Pedro Arantes – Instituto Pedro Arantes, sediada no município de Três Lagoas. O reconhecimento permitirá que a entidade amplie sua captação de recursos e celebre convênios com o Poder Público Estadual, fortalecendo suas ações e aumentando o alcance dos programas sociais que desenvolve.
A Associação atua há quase seis anos e se destaca por promover a formação e a inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, utilizando o esporte (com foco no tênis de campo) como instrumento de transformação e desenvolvimento humano.
Em 2024, o Instituto Pedro Arantes alcançou resultados expressivos atendendo um total de 16 jovens diretamente e outros 69 que participaram indiretamente por meio de parcerias estratégicas, como com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Projeto Candeias, que atuam na promoção da inclusão social.
Com a construção de uma nova quadra de tênis em 2024, o projeto prevê a expansão das aulas para até 80 crianças e adolescentes.
Para Coronel David, o reconhecimento estadual é um ato de valorização e incentivo às instituições que promovem a transformação social de forma séria e transparente.
“O Instituto Pedro Arantes é exemplo de dedicação ao esporte e à educação social, impactando positivamente a vida de jovens e famílias em Três Lagoas. Essa declaração de utilidade pública é um passo importante para o recebimento de investimentos do poder público para a ampliação desse trabalho que tanto contribui para o incentivo ao esporte”, afirmou o parlamentar.
Inspeção técnica e substituição da ponte que liga Terenos a Dois Irmãos do Buriti, no Recanto Nuara
O deputado estadual Coronel David (PL) solicitou o envio imediato de uma equipe técnica de engenheiros e especialistas para realizar uma inspeção detalhada na estrutura da ponte que liga os municípios de Terenos e Dois Irmãos do Buriti, no Recanto Nuara, a cerca de 85 km de Campo Grande.
O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel (PP) e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, para que possam avaliar o estado de conservação e a real condição de segurança da ponte, que apresenta sinais visíveis de inclinação.
Além disso, Coronel David solicita a elaboração de um estudo de viabilidade e custos para a substituição integral da ponte atual por uma nova estrutura de concreto.
O deputado destaca o alerta feito por moradores locais, que relatam a situação precária da ponte, mesmo após uma reforma realizada há cerca de dois anos.
Outro ponto crítico é que a ponte representa o único acesso entre comunidades locais, o que significa que um eventual colapso ou interdição isolaria completamente a população, impedindo o trânsito, o acesso a serviços básicos e a comunicação entre os dois municípios.
Coronel David defende que a construção de uma nova ponte de concreto é a única alternativa capaz de garantir durabilidade, segurança e tráfego adequado a longo prazo.
“Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para agir. A ponte é vital para a comunidade e precisa de uma solução estrutural definitiva. Confio na sensibilidade do Governo do Estado em priorizar essa demanda”, destacou o parlamentar.





















