O Portal Imprensa selecionou cursos online com inscrições abertas voltados para jornalistas.
A lista conta com oportunidades para as áreas de jornalismo e educação, jornalismo de dados, jornalismo investigativo e gerenciamento de mídia.
Jornalismo de educação: bases para a cobertura
A Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) está com inscrições abertas e gratuitas, até 18 de novembro, para o curso online “Jornalismo de educação: bases para a cobertura”.
O curso é exclusivo para estudantes de jornalismo e de comunicação, além de profissionais que tenham interesse em ampliar o seu conhecimento sobre a cobertura de educação.
As aulas acontecerão de 23/11 a 11/12 na plataforma de cursos da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), parceira da iniciativa. Os participantes receberão certificado.
O curso é gratuito e conta com a coordenação dos jornalistas Angela Chagas, diretora da Jeduca, e Sérgio Lüdtke, da Abraji, e com apoio de Amanda Cieglinski, coordenadora do Comitê Editorial da Jeduca.
Faça a sua inscrição
aqui.
Jornalismo de dados: do zero à prática
Tecnologias como robôs e ciência de dados têm sido aplicadas no jornalismo, mas como elas podem tornar reportagens mais robustas e atraentes? Com aulas teóricas e exercícios práticos, o curso ensinará o que é e o que não é jornalismo de dados, como funciona a rotina de trabalho de um jornalista de dados, quais são as armadilhas a evitar e como podemos educar e entreter a audiência usando o jornalismo de dados.
O curso acontece de 23 a 27 de novembro e terá jornalista Bárbara Libório como professora. Ela é especializada em jornalismo de investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos. É idealizadora e coordenadora do Elas no Congresso, um projeto da Revista AzMina que usa dados públicos do legislativo para monitorar os direitos das mulheres na Câmara e no Senado.
Faça a sua inscrição
aqui.
Gabo Festival No. 8: Investigue a desinformação
Os cidadãos estão cada vez mais expostos às estratégias de manipulação e desinformação. O jornalismo como serviço público e ferramenta de questionamento do poder deve investigar essa desinformação organizada.
Patricia Campos Mello, jornalista da Folha de S.Paulo e autora de “A Máquina do Ódio: Notas de um Jornalista sobre Notícias Falsas e Violência Digital”, explicará neste curso como essas operações funcionam, o impacto que têm na democracia e a ameaça que representam para o jornalismo.
Mais longe, Ele falará sobre como realizar uma investigação jornalística para identificar uma operação de desinformação, como reconhecer uma estratégia de propaganda computacional a partir de notícias falsas e sobre as ferramentas da informática forense para acompanhar o rumo dessas operações e identificar os responsáveis e seus interesses.
A aula será ministrada em inglês com tradução simultânea para o espanhol.Será realizada no dia 01 de dezembro.
Faça a sua inscrição
aqui.
Curso de imersão em produtos para pequenas redações
O pensamento do produto é a chave para a transformação digital de longo prazo nas organizações de notícias e um ativo em uma crise. O pensamento de produto ajudou os jornalistas a lançar novos produtos em torno do COVID-19 e melhorar a comunicação da equipe durante o trabalho remoto.
Este treinamento é destinado a jornalistas e funcionários de organizações de notícias locais de pequeno a médio porte que têm pouca ou nenhuma experiência com desenvolvimento e gerenciamento de produtos. O curso foi desenvolvido em parceria com a Google News Initiative.
Faça a sua inscrição
aqui.
Portal Imprensa.