O projeto CruzaGrafos está aberto para o público em geral, sem a necessidade de ser associada ou associado da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A iniciativa permite fazer investigações jornalísticas visuais avançadas em bases de dados de milhões de linhas.
Quem já faz parte da Abraji já teve o acesso liberado à ferramenta. Quem quiser conhecer e usar o CruzaGrafos, só precisa preencher este formulário. Não brasileiros ou residentes no exterior podem clicar na versão em espanhol e em inglês neste link.
O projeto é um trabalho de mais de um ano realizado pelas equipes da Abraji e do programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas, com o apoio da Google News Initiative. O CruzaGrafos, em poucas palavras, é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.
A iniciativa pretende ser muito mais do que isso ao permitir que jornalistas e pesquisadores investiguem bases de dados enormes, sem a necessidade de serem especialistas em ciência de dados. Os autores do projeto entendem que o conhecimento e o entendimento de grandes bases de dados públicas é um dos caminhos para o aprimoramento do jornalismo investigativo e do controle social sobre governos e empresas.
No momento, o CruzaGrafos já tem 29,4 milhões de registros, sendo que são 20 milhões de pessoas e 9 milhões de empresas, tendo como fonte a Receita Federal e o Tribunal Superior Eleitoral. E nos grafos podemos ver as relações de proximidade e sociedade de todas essas informações. Nos próximos meses o projeto vai ganhar mais atualizações e mais bases de dados.
Como funciona o acesso
O acesso para não associadas e associadas da Abraji é permitido desde que respondam a um formulário e atendam aos critérios abaixo:
- Não possuir vinculação profissional dependente exclusivamente com partidos políticos, com algum órgão de um dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou com entidades que promovam lobby empresarial;
- Estar de acordo com os Termos de Uso do projeto;
- Estar de acordo com nossa Política de Privacidade.
Em até 24h (em dias úteis) o pedido será respondido. As pessoas que estiverem dentro dos critérios de uso receberão uma senha por e-mail. O acesso é liberado por 30 dias gratuitamente – após isso será cobrado R$ 30 por mês. Para associadas e associados da Abraji o acesso ao CruzaGrafos é livre.
A Abraji é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa. Seus pilares são a formação profissional, a defesa da liberdade de expressão e o direito de acesso a informações públicas. E o Brasil.IO tem como missão tornar acessíveis os dados brasileiros de interesse público e temos como valores principais a transparência e colaboração. Dessa maneira, tudo o que produzimos pode ser verificável, pois além de disponibilizarmos os dados em formatos abertos, nosso software é livre e produzimos tudo isso de maneira colaborativa.
Quem quiser se associar na Abraji pode ver os passos neste link e aqui como apoiar o Brasil.IO.
Outros conteúdos de apoio
Colocamos no ar gratuitamente o conteúdo do curso “Jornalismo, Covid-19 e Corrupção” que mostra várias técnicas para usar o CruzaGrafos). Cada vídeo tem também uma pasta com mais materiais para leitura e o passo a passo de investigação de pessoas públicas e empresas. Aqui e aqui estão dois links diretos de estudos de caso.
Também há um texto com mais detalhes e um guia do projeto neste link.
Abraji.