Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Sesi de Naviraí tiveram uma oportunidade única de conhecer o mundo da bioenergia. As turmas fizeram uma visita guiada à Usina Adecoagro, situada em Ivinhema, para vivenciar na prática o funcionamento de uma indústria de bioenergia.
Além da visitação à unidade industrial, os estudantes participaram de formações específicas para desenvolvimento de hard e soft skills, que são habilidades técnicas e emocionais altamente valorizadas no ambiente corporativo. As formações foram ministradas por profissionais do Sesi e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
As atividades foram realizadas nos dias 2 e 3 de dezembro e fazem parte do ciclo de oficinas de microcertificação promovidas pelo CEMPE (Comitê Empresa-Escola). O comité é formado por representantes dos setores produtivo e educacional e visa modernizar a educação em sintonia com as expectativas do mercado de trabalho. Adecoagro, Sesi UEMS são membros do CEMPE.
As facilitadoras Flávia Postigo e Edinara Brasil, da Startup Sesi, ministraram o workgame Fronteiriço, um jogo corporativo que tem como objetivo despertar os participantes para os desafios do trabalho em equipe.
A professora Simone Cândido Ensinas Maekaesa, da UEMS em Naviraí, abordou conceitos técnicos sobre os processos industriais e sua aplicação prática, além de introduzir ferramentas tecnológicas associadas à bioenergia.
“A experiência foi incrível, pois nos apresentou mais uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho voltado à bioenergia. Com certeza foi uma experiência que valeu a pena”, disse o aluno André Vitor dos Santos Marques, do 2º ano do ensino médio.
Curso de oratória para alunos do ensino fundamental e médio
Falar em público e se expressar com clareza são competências que, desenvolvidas desde cedo, aumentam as chances de sucesso da pessoa, seja no ambiente profissional ou acadêmico. Pensando nisso, a Escola Sesi de Naviraí ofereceu um curso de oratória aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
O curso de oratória faz parte do ciclo de oficinas de microcertificação na rede de Escolas Sesi, com objetivo de qualificar o estudante rapidamente para o mercado de trabalho.
A atividade foi ministrada entre os dias 14 e 26 de novembro pela professora Joyce Alves e pela diretora da unidade escolar, Caroline Touro Beluque. A programação envolveu desenvolvimento de hard e soft skills. O curso foi finalizado com a etapa “mão na massa”, em que os alunos desenvolvem atividades práticas relacionadas ao conteúdo aprendido.
Por meio das técnicas de oratória, os alunos são estimulados a organizar suas ideias e argumentar de forma lógica e persuasiva, promovendo o desenvolvimento do raciocínio crítico. Pretende-se que os estudantes saiam capacitados para se expressar com confiança, tanto em situações formais quanto informais, e que superem o medo de falar em público.