Com o objetivo de promover a interpretação de textos literários, reflexão sobre as temáticas diversas e tipologias textuais, é realizado nesta quarta-feira (30), na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, em Campo Grande, o conhecido Sarau de Literatura, promovido pela professora Ana Rachell de Oliveira Schmidt. Um dos processos do projeto são apresentações de teatro fazendo uma releitura de livros famosos da Literatura.
O Sarau de Literatura acontece durante todo o ano letivo, dividido em etapas distintas, onde o aluno apropria-se do conhecimento e o repassa numa ação de culminância que acontece de forma coletiva e dinâmica.
A professora Ana Rachell explica quais são algumas dessas etapas: “Primeiro eles escolhem, analisam e estudam as obras literárias que serão o objeto de estudo e apresentação. Depois, produzem um roteiro de peça teatral. Após, e por último é feito um debate sobre as obras apresentadas”.
Desta forma, a professora afirma que é possível tornar o estudante um protagonista de sua própria aprendizagem. “O Sarau de Literatura estimula a leitura, interpretação de texto, bem como a reflexão sobre as temáticas apresentadas”, salienta.
Em paralelo a esse projeto, existe também o Projeto Escrita e Elaboração de Livro. Como o nome já diz, alunos constroem e produzem um livro, desenvolvendo processos de escrita e design, criando textos envolventes e significativos para diversos propósitos e recursos.
“Os alunos organizam elementos, assim como a estrutura do texto utilizando plataformas gratuitas para escritas de e-books e outros meios de comunicação”, diz Ana Rachell.
A primeira etapa desse segundo projeto é a construção de conhecimento a partir de pesquisas e apresentação da vida e da obra de Manoel de Barros. Assim, os estudantes conseguem ter uma experiência sensorial que os permite a conexão com o mundo e armazenamento de informações, que são apresentadas de forma natural no seu cotidiano.
A produção de textos é feita de forma narrativa: Memórias. E o livro denominado inclusive Memórias em Tempo é apresentado na etapa final.
Ana Rachell é a responsável pelo projeto. O professor Coordenador de Práticas, Marcelo Gomes, e a supervisora de Tecnologias, Maria Pereira, também participam.
Já no Projeto Sarau de Literatura, a direção fica por conta de Marcelo José de Souza e Fernanda Godoy Ocampos. A professora responsável é a Ana Rachell e a coordenadora é Rosimeire Tizzo.