Dias de calor intenso pedem sombra e água fresca. Se as altas temperaturas incomodam crianças e adultos, imagine os pequenos animais que não conseguem se expressar? Dificuldades respiratórias e patinhas queimadas estão entre os principais problemas enfrentados por quem tem cães ou gatos. A dica é apostar na hidratação e em passeios que possam oferecer mais conforto térmico aos pets e a toda família.
A médica veterinária Gabriela Rodrigues Duarte de Figueiredo traz algumas recomendações para manter o pet feliz e saudável no calor, que vão desde oferecer água fresca em abundância, levar o pet para um local fresco e com sombra, evitar passeios em horários muito quentes, manter a tosa em dia, entre outros. “Atendemos, às vezes, animais desidratados com queimaduras nas patinhas por causa do calor. Existem casos até de animal com choque térmico”, alerta a veterinária.
Se os bichinhos não podem falar, é bom ficar atento a alguns sintomas como sede, respiração ofegante e língua para fora. “Diferente dos humanos, os cães têm formas para ajudar a manter sua temperatura corporal em dias mais quentes, mas nem sempre acabam sendo suficientes”, afirma Gabriela. “O choque térmico é uma das ocorrências mais comuns no calor de Campo Grande. Se não atender na emergência pode ser fatal. Mas isso só vai ocorrer se os tutores deixarem os animais em espaço pequeno sem ventilação, deixar no carro, em lugares sem sombra, ou embaixo de árvore, principalmente em dias muito quentes e horários onde o sol é mais forte”, complementa.
E como todo mundo sabe que os passeios são vitais para os pequenos, a orientação da veterinária é evitar os horários mais quentes do dia. O ideal é não sair entre 10 e 15 horas. “Eu brinco que passear com o pet no asfalto ou em locais abertos sem proteção é como se você estivesse descalço. As patas são muito sensíveis”.
Para ajudar seu pet a se refrescar, vale tudo: desde produtinhos como bebedouros portáteis, sapatilhas, protetor solar (isso mesmo eles já existem no mercado), sorvetes, água de côco, sucos e picolés para animais e ainda a novidade que são tapetinhos gelados. “Só é preciso lembrar que eles não podem tomar suco de uva ou carambola porque são tóxicos para os bichinhos”, recomenda.
Passeio saudável
Para ajudar a tornar o passeio com pet uma experiência agradável com momentos de lazer e descontração, alguns centros comerciais de Campo Grande têm apostado em oferecer diferenciais para quem não vive sem um cãozinho ou gato. No Shopping Campo Grande, por exemplo, a entrada dos pequenos é permitida. Além da segurança, o conforto térmico ajuda na saúde dos bichinhos e torna o local ideal para botar as patinhas em contato com o chão sem medo de queimaduras.
Para os amigos de quatro patas, o Shopping conta com bebedouros, cata caca, acessórios para empréstimo como focinheira e coleira, além de estrutura e time instruído para auxiliar os clientes. Com o título de pet friendly, a procura pelo espaço foi crescendo e fez com que empresas do segmento investissem em oferecer produtos e serviços. A Outpet, por exemplo, oferece não só produtos para os animais, mas também alguns serviços como banhos e tosas.
De acordo com a gerente comercial Marjorie Cristina Caliane e Queiroz, para amenizar o desconforto do calor, vale investir em proteção da pele contra o sol e contra carrapatos – que são mais frequentes nessa época. “No verão os serviços no banho e tosa aumentam, tanto por higiene quanto por estética. Assim como nós mulheres, no calor, o nosso próprio cabelo incomoda, no mundo pet é igual”, compara.
Uma das novidades que chamam a atenção é o protetor solar. “A pele do pet fica exposta aos raios solares, e é importante protegê-la. Mas é preciso usar o protetor solar específico para pet com recomendação de um bom médico veterinário”, afirma. Outra aposta são os tapetes gelados. “É ideal para diminuir a sensação de calor nos dias mais quentes”, acrescentou, lembrando ainda que dependendo da idade do animal é possível oferecer cubos de gelo e picolés feitos especialmente para animais. “Isso ajuda o pet a se sentir mais fresco e feliz”. Outros produtos também compõem a lista para amenizar os efeitos do clima quente, como comedouros e bebedouros gelados e até mesmo roupinhas estilosas para usar no verão, com tecido leve e textura agradável.
Assessoria.