Fernanda Monteiro Ramos e Paulo Renato Coelho Netto participaram do lançamento da trilogia “Um Elo Entre Vidas”. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 10 de setembro, em Florianópolis, Santa Catarina.
A trilogia revela experiências de dirigentes, associados e colaboradores do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Central de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi publicada pela Editora Confebras.
Fernanda escreveu “Pilares do Cooperativismo: Colaboradores”, 226 páginas.
Paulo Renato assinou “Pilares do Cooperativismo: Dirigentes”, 270 páginas, e “Pilares do Cooperativismo: Associados”, 234 páginas.
Ao todo foram noventa e nove entrevistados, trinta e três depoimentos por publicação. Todos estiveram presentes no lançamento dos livros, acompanhados de familiares.
O lançamento reuniu 320 convidados no Resort Costão do Santinho, entre filiados, associados, dirigentes do Sicoob e representantes da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), de Brasília.
“O projeto “Um Elo Entre Vidas — Associados, Dirigentes e Colaboradores”, do Sistema Sicoob Santa Catarina e Rio Grande do Sul, reconhece a importância do seu capital humano. No mundo, tudo é feito de pessoas para pessoas e o cooperativismo é exatamente isso: essa colaboração entre pessoas. Esses três pilares, que sustentam o cooperativismo, faz com que a gente seja uma das maiores centrais do Sistema Sicoob do Brasil. Destaca a valorização dessas pessoas que fazem com que a cooperativa seja essa fortaleza de patrimônio financeiro pelo patrimônio humano. Somos uma corporação de abrangência nacional e que vive no coração das comunidades de cada uma das cooperativas”, revela Elisete Cavalieri, Diretora de Riscos e Controles do Sicoob Central SC/RS e Diretora de Controles Internos do Sicoob SCRS Corretora.
O projeto foi idealizado e organizado por Elisete Cavalieri e a empresária Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, da FAMA Desenvolvimento Humano, ambas de Santa Catarina.
“Fomos felizardas em conhecer esses dois jornalistas, a Fernanda Monteiro Ramos e o Paulo Renato Coelho Netto, que tiveram a percepção da essência do ser humano para conseguir entender o que é o cooperativismo de crédito e traduzir em palavras, na materialização dos livros, que resultaram na trilogia dos três pilares: Associados, Colaboradores e Dirigentes”, explica Elisete.
Os prefácios da trilogia foram assinados por Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil (Bacen) e Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS).




















