Foi publicada na quarta-feira (6), mas veio à tona nesta sexta-feira (8), decisão da Justiça que absolve o ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) da acusação de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. A denúncia feita de forma anônima era da compra de um apartamento avaliado em R$ 1,5 milhão.
Juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais, disse que denúncia ficou sob conhecimento de todos, após reportagem em site e notícias de Campo Grande. O valor do apartamento seria incompatível com o salário do então prefeito da Capital, na época.
“Restou demonstrado na ação que o ano-calendário de 2012, anterior à compra do imóvel, possuía valores disponíveis em conta bancária e aplicações financeiras de sua titularidade suficientes para a negociação”.
A compra teria sido assinada pela esposa de Bernal, que também não tinha salário correspondente ao valor do imóvel, conforme a investigação sobre a denúncia.
Assinando a sentença de quarta-feira, o magistrado diz que “os denunciantes utilizaram-se do fenômeno denominado lawfare, que é a utilização das leis e dos procedimentos jurídicos para perseguir e destruir adversários políticos”.