• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Terça-feira, Setembro 2, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

ARTIGO: O Brasil para 2025, por Ives Granda

Redação Capivara News by Redação Capivara News
17 de Fevereiro de 2025
in Novidades, Opinião, Política, Últimas Notícias
0
ARTIGO: Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal, por Ives Granda

Foto: Andreia Tarelow

Share on FacebookShare on Twitter

Creio que o Presidente Lula, que foi um presidente pragmático em seus dois primeiros mandatos, talvez por influência de sua esposa, tornou-se um presidente ideológico de extrema esquerda, neste seu terceiro mandato, cometendo, na minha avaliação de modesto advogado de província, alguns equívocos que poderão tornar o ano de 2025 um ano de pesadelos para o Brasil.

O primeiro dos equívocos é aquele da política econômica que teima em seguir, semelhante àquela que levou a presidente Dilma ao impeachment, de gastar o que não tem, elevando consideravelmente a dívida pública, descompassando as contas do Governo, propiciando o aumento da inflação e a dramática desvalorização do real.

Post+

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

O país entrou na ciranda inflacionária, com o estouro do teto máximo da meta de inflação em 2024, ou seja, 4,84% quando a meta, em sua tolerância máxima era de 4,50%, gerando um círculo vicioso de aumento de juros, fuga de recursos – tivemos uma das maiores saídas de dólares do país -, redução de investimentos e imprevisibilidade de possível reversão deste processo pela resistência de cortes de despesas que são feitas, em parte, sem recursos próprios.

Entramos no denominado fenômeno econômico da “dominância fiscal”, em que nem mesmo uma rígida política monetária é capaz de sustar a inflação.

A previsão, portanto, com esta mentalidade presidencial, a qual o Ministro Fernando Haddad não consegue alterar,é de que teremos mais fugas de capitais, resistência dos bancos estrangeiros em sugerir investimentos no país, elevação da inflação, com a possibilidade de ocorrer o triste fenômeno da estagflação, ou seja, estagnação desenvolvimentista e inflação.

Ronal Coase e Douglas North, dois prêmios Nobel de Economia, em seus escritos do século passado, entendiam que, sem segurança jurídica, não há possibilidade de prosperar a economia de mercado.

O segundo equívoco de seu governo é, portanto, trazer a Suprema Corte para apoiá-lo, já que 7 dos 11 Ministros foram indicados por seu Partido, ou seja, por ele ou a Presidente Dilma. Há um protagonismo maior do Pretório Excelso a favor do Presidente Lula, com invasões de competência do Poder Legislativo e hospedando pautas presidenciais, como de regulação das redes sociais, marco temporal, narrativas golpistas, etc, o que gera uma insegurança jurídica que intranquiliza parte considerável da população.

Não sem razão, como mostrou o jornal O Estado de São Paulo, em um de seus editoriais, a credibilidade do STF, na avaliação entre “bom” e “ótimo”, caiu de 32% para 12% na opinião pública. Isto representa que 88% do povo brasileiro não considera a Corte nem ótima, nem boa, razão pela qual se compreende porque, pela primeira vez, seus Ministros são obrigados a sair à rua com muitos seguranças.

Lembro-me, nos 43 anos de Simpósios de Direito Tributário que coordenei no Centro de Extensão Universitária, que saia com Ministros como Moreira Alves, Oscar Corrêa, Carlos Mário Velloso, Cezar Peluso sem necessidade de qualquer segurança, muitas vezes levando-os em meu carro às suas residências ou hotéis sem acompanhamento de ninguém.

Mais do que isto. Nos restaurantes todos que os viam diziam com admiração e reverência “Lá vem um Ministro do STF”. É que, à época, nem legislavam, nem interferiam na administração pública, sendo tão somente juízes encarregados de administrar a justiça, no máximo como legisladores negativos, dizendo se uma lei era ou não inconstitucional, mas não legislando, até porque a Constituição os proíbe de fazê-lo por força dos artigos 49, inciso XI e 103, §2º.

À evidência, minhas divergências doutrinárias com os eminentes Ministros do STF não mudam minha admiração pelos seus méritos de grandes juristas e de idoneidade moral inquestionável. Sou apenas um professor universitário de província, mas como cidadão com o direito de expor minha inteligência sobre a Constituição e sobre o Direito, num país em que a liberdade de Cátedra continua ainda sendo permitida.

O terceiro equívoco, a meu ver, que dificultará o crescimento do país reside em não pretender seguir seu discurso de posse de pacificação nacional, mas, ao contrário, continuar com narrativas conflitivas, mantendo o clima “Eu contra eles” e não “Nós pelo Brasil”.

Como antigo professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército por 33 anos e emérito – título outorgado ainda em 1994 -, disse durante todo o segundo semestre de 2022 que o risco de golpe de Estado era zero, multiplicado por zero, dividido por zero, somado a zero. É que o curso onde lecionei desde 1990, foi criado em 1989 para aqueles coronéis dentre os quais seriam escolhidos os generais ao fim de cada ano, para que fossem, todos eles, escravos da Constituição.

Sabia, portanto, que nunca, nunca dariam um golpe de Estado.À evidência, 8 de janeiro foi uma baderna em que um grupo desarmando e sem líderes jamais poderia dar um golpe de Estado. Nunca houve, na história do mundo, um golpe de Estado sem armas e sem Forças Armadas.

Foi semelhante à baderna que o PT e o MST fizeram no Governo Temer, invadindo e destruindo dependências do Congresso Nacional, nem o STF nem o Governo tendo-os punido como golpistas.

Manter a narrativa, dois anos depois, na Praça dos Três Poderes esvaziada de povo e repleta de autoridades e servidores, é não querer a pacificação, mas pretender continuar alimentando a polarização. É de se lembrar que o discurso em “defesa da democracia”, que quer dizer governo do povo, não teve povo na comemoração. A manutenção desta polarização alimentada pelo Governo,não faz bem ao Brasil.

O quarto e último ponto – não abordo outros pelo tamanho do artigo – diz respeito à palavra de presidentes. Um presidente deve ter a liturgia do cargo, como tiveram Fernando Henrique e Michel Temer. Cada palavra em público que diz tem reflexos na Economia, na Política e no Exterior.

Ora, o presidente Lula não tem cautela no que diz. Quando fala em economia criticando o mercado e os livros de economia, não pretendendo cortar gastos, nem controlar as contas públicas, afeta imediatamente o câmbio, a inflação e a confiança no país. Quando manda uma embaixadora à posse do fraudulento ditador Maduro, está avalizando uma ditadura sangrenta. Quando diz que Dilma sofreu um golpe desmoraliza seu Ministro da Justiça, que foi o presidente do procedimento de impeachment, com aprovação do Congresso Nacional e previsão constitucional. O mesmo ao declarar que o Presidente Temer não foi eleito e não poderia estar na Presid&ê c;ncia, quando sua posse seguiu rigorosamente a Constituição.

E assim, outros deslizes como comparar o amor à democracia ao amor à amante e não à esposa, desmoraliza a Instituição do casamento, equiparando este amor a uma traição conjugal e, certamente, desagradando sua esposa e todas as mulheres, menos as amantes.

São algumas reflexões que trago, na esperança de que o Presidente Lula deixe de ser candidato ou sindicalista, quando podia dizer o que quisesse, e lembre que é o Presidente do Brasil, em razão do qual todos os brasileiros e eu desejaríamos quês seu Governo desse certo e não mostrasse sinais de problemas que poderão afetar toda a Nação em seu futuro.

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio -SP, ex-presidente da Academia Pauli sta de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

 

Tags: ARTIGO: O Brasil para 2025por Ives Granda
Post

Escolas Sesi terão programa de iniciação esportiva com chancela do Comitê Olímpico do Brasil

Próximo

Compra de materiais escolares impacta 85% do orçamento da família brasileira.

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas
Campo Grande

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas

by Redação Capivara News
2025/09/02
0

Mais de 1.700 pessoas participaram da ação social ‘Prospera2025’, realizada...

Ler mais...
Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

2025/09/02
Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

2025/09/02
Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

2025/09/02
Polícia prende traficante do Alagoas em bairro de Campo Grande

Homem é preso por atrair garoto de 11 anos com bebida alcoólica e estuprá-lo

2025/09/02
Resgatando saberes populares: projeto realiza workshop de manipulação de ervas e feitura de chás

Resgatando saberes populares: projeto realiza workshop de manipulação de ervas e feitura de chás

2025/09/02
GPS de Mercado debate economia e inovação para a ampliação de oportunidades em Ponta Porã

GPS de Mercado debate economia e inovação para a ampliação de oportunidades em Ponta Porã

2025/09/02
Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

2025/09/02
Não sabe onde levar o mozão? 5 Ideias diferentes para um date

Não sabe onde levar o mozão? 5 Ideias diferentes para um date

2025/09/02
Natura é a apontada como marca de beleza mais influente do Brasil

Natura é a apontada como marca de beleza mais influente do Brasil

2025/09/02
Ler mais...
Próximo
Compra de materiais escolares impacta 85% do orçamento da família brasileira.

Compra de materiais escolares impacta 85% do orçamento da família brasileira.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Com bolsas de até R$ 1,2 mil, IEL disponibiliza 120 vagas de estágio em MS

Com bolsas de até R$ 1,2 mil, IEL disponibiliza 120 vagas de estágio em MS

28 de Fevereiro de 2023
Rapaz de 18 anos morre, após apostar corrida de moto com amigos, em Paranhos

Homem identificado como Munhoz Leithold é encontrado morto dentro do carro, na fronteira

8 de Dezembro de 2024
Após ser abordada fumando maconha, estudante enfrenta equipe e agride guarda municipal

Após ser abordada fumando maconha, estudante enfrenta equipe e agride guarda municipal

6 de Setembro de 2023
Prefeitura vai ampliar diálogo com população sobre interesses culturais no Centro da Capital

Confira o ‘abre e fecha’ até quarta-feira nesta semana de Carnaval em MS

12 de Fevereiro de 2024
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.