Precisamos ser otimistas e criar expectativas positivas em relação à nossa jornada em busca da realização material e espiritual. Trata-se de um processo delicado, no qual é necessário encontrar um equilíbrio, pois expectativas muito baixas podem ser negativas e prejudiciais, assim como expectativas excessivamente altas podem levar à desilusão, frustração, amargura, revolta e até depressão, caso as metas não sejam alcançadas.
O estabelecimento de expectativas positivas é extremamente importante para dar sentido à longa jornada da vida de cada indivíduo. Essas expectativas podem ser simples, como garantir um meio de sustento pessoal e familiar em um lar humilde e feliz, onde todos os membros tenham o essencial.
Também é possível ter expectativas maiores, envolvendo benefícios alcançados para servir mais pessoas por meio do trabalho e ação.
No Brasil, um país democrático e capitalista, praticamente todos estão em busca de seus sonhos, dedicando muito esforço diário para realizá-los. É necessário empenho, estudo e trabalho árduo para alcançar o sucesso.
No final, muitos conseguem não apenas alcançar, mas até superar suas expectativas, enquanto outros fracassam. Muitos não desistem, mesmo depois de inúmeras quedas, enquanto outros param de avançar e aceitam as condições que conseguiram para se sustentarem e seguir em frente.
O que muitos não sabem é que existe uma ajuda infalível para o alcance de expectativas honestas e coerentes com a realidade estabelecida para o crescimento moral, profissional e espiritual: a ajuda de Deus, nosso Criador.
Ele e Seu filho Unigênito, Jesus Cristo, bem como o Espírito Santo, amam a todos incondicionalmente, sem exceção, e desejam nos ajudar em todos os nossos projetos de crescimento, desde que sejam honestos e estejam fundamentados na realidade. Tudo o que precisamos fazer, além de nos dedicarmos e nos esforçarmos nesse processo, é buscá-Los em oração e pedir a ajuda Deles para a concretização dos nossos projetos.
Ao longo da história da humanidade, temos testemunhado (e lido) inúmeros relatos de indivíduos e até nações inteiras abençoadas com sucesso material e espiritual pelas mãos de Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
No entanto, surge a pergunta: Será que somente aqueles que buscam o Senhor conseguem progredir materialmente na vida? Não! Existe uma Lei Universal estabelecida pelo próprio Senhor, que diz: “Todo esforço tem sua recompensa”. Assim, muitos incrédulos também conseguem riquezas materiais. Porém, se essas pessoas não estiverem fundamentadas nos ensinamentos e mandamentos de Deus, nunca estarão plenamente realizadas.
Isso também se aplica à dimensão espiritual, uma vez que no mundo existem muitos “deuses” que não se comparam ao Deus Supremo, Senhor de todas as coisas, Criador do céu e da Terra. Como Ele nos deu o arbítrio, para segui-Lo ou não, cabe a cada um fazer as suas escolhas e trilhar o seu caminho. Porém, sempre lembrando que seremos sempre responsáveis pelas consequências das nossas escolhas.
Seguir os mandamentos de Deus é de extrema importância para encontrarmos inspiração e alcançarmos a conclusão de nossos projetos. Através dos mandamentos divinos, somos guiados por princípios morais que nos orientam a tomar decisões corretas, a cultivar relacionamentos saudáveis e a buscar o bem-estar pessoal e coletivo. Ao obedecer aos mandamentos, estabelecemos uma conexão com o divino e abrimos espaço para que Deus atue em nossas vidas, oferecendo direção, sabedoria e inspiração em nossas empreitadas.
Wilson Aquino – Jornalista e Professor