Que a água é um recurso essencial para o bom funcionamento do organismo humano e para a sobrevivência de plantas e animais, não há dúvidas. Aliás, ela é considerada patrimônio natural do planeta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é indicado que um adulto ingira, em média, 2 litros por dia, no entanto, essa quantidade pode variar de acordo com vários fatores, como gênero, idade, uma possível gravidez, quantidade de esforço físico realizada durante o dia, a temperatura do ambiente, etc.
Dra. Carolina Albuquerque Arroyo, especialista em clínica médica da Unimed Campo Grande, explica “a ingestão adequada de água garante muitos benefícios para nossa saúde, entre eles, regula a temperatura corporal, auxilia na desintoxicação do corpo, na absorção de nutrientes de outros alimentos, deixa a pele mais bonita e hidratada, além de diminuir o processo de envelhecimento, auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento, previne o aparecimento de pedras nos rins, melhora a circulação sanguínea e o funcionamento intestinal, diminui o cansaço e aumenta a disposição e ainda regula e equilibra a produção de hormônios”, pontua a médica.
Tipos de Água
Você sabia que existem diferentes tipos de água? É isso mesmo! E cada pessoa tem um jeito favorito de toma-la, seja com gelo, com gás, saborizada. Por isso, vale saber a diferença entre alguns tipos mais comuns. Confira!
– Água mineral: obtida de fontes naturais ou pela extração de águas subterrâneas (poços perfurados). Ambas têm o mesmo padrão de qualidade e cumprem o mesmo papel no organismo.
-Água da torneira: é tratada por uma companhia de saneamento básico, ou seja, é segura e saudável, seja para ingerir ou preparar alimentos, mas, por não passar por um tipo de filtragem, é preciso de cautela no consumo.
-Água filtrada: mais uma forma de beber água potável. A água pode ser filtrada através de uma vela de filtro de barro ou em um purificador, por exemplo. É ideal para a hidratação do organismo, mas tem composição química diferente da água mineral.
-Água adicionada de sais: recebe pelo menos 30 mg/L de sais minerais. É própria para consumo humano.
-Água com sabor (flavorizada): as industrializadas não são consideradas águas. Se o líquido tem aromatizantes ou corantes, por exemplo, é enquadrado como outro tipo de bebida, como suco ou refrigerante. Nesse caso, a água saborizada caseira – com frutas cítricas, por exemplo – é mais saudável.
-Água com gás: ao contrário do que a crença popular diz, a água gaseificada não é um refrigerante de baixa caloria, ela é considerada água, sim.
Meio século de história
Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.
Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.