Pensado para celebrar a infância em sua forma mais sensível e poética por meio da arte, do brincar e da convivência, o Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura para a Primeira Infância está com programação recheada este final de semana em Campo Grande. O evento acontecerá no Centro Cultural José Octávio Guizzo, rua 26 de Agosto, 453 – Centro, entre os dias 05 e 07 de setembro (sexta a domingo). Detalhes da programação podem ser acessados aqui.
“É um momento muito importante que está acontecendo em nosso estado, eu fico muito feliz, orgulhoso e emocionado em poder fazer parte deste primeiro Festival e poder levar o meu espetáculo, que nasce a partir das minhas vivências também dentro de sala de aula. O espetáculo é uma celebração da primeira infância”, conta Edu Brincante, diretor da Trupe Teatro de Brincar (MS).
São idealizadoras do projeto a pedagoga, artista e brincante Giulia Schröder (MS) e a artista e produtora cultural Juliana Daher (MG), junto com suas respectivas companhias de arte brincante para bebês e crianças pequenas, a Cia D’água na Peneira (MS) e a Cia Pé de Moleque (MG). Contemplado pelo edital nº 25/2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura (PNAB) da Primeira Infância, o festival propõe uma imersão no universo artístico-cultural da primeiríssima infância (até seis anos), reunindo oito oficinas, seis espetáculos, roda de conversa voltada para profissionais da infância e exposição de artes.
Bárbara Flor, de Minas Gerais, é uma das profissionais de fora que compõe a programação ministrando oficina e também apresentando o teatro de mamulengos. Sua expectativa maior é o contato com as crianças e famílias de Campo Grande. “A peça ‘Eu e tu puxa o rabo do tatu’ só ganha sentido com o encontro vivo com a plateia”, convida.
As oficinas, divulgadas previamente, tiveram inscrições antecipadas e já anunciam sucesso com número máximo de inscritos em cada uma. Já para os espetáculos e roda de conversa, o acesso está liberado, com limite de público mediante lotação dos espaços, sendo a distribuição dos ingressos realizada meia hora antes de cada programação. (Veja programação completa abaixo.)
“A expectativa é sempre de que as famílias participem e se envolvam com a programação do festival, dando tempo e espaço para que as crianças possam fazer essa imersão cultural. Quando pensamos em um evento tão plural é justamente para que seja possível a criança vivenciar diferentes experiências culturais”, afirma Isaac Luis, da Cia Pé de Moleque (MG).
Além das apresentações e oficinas, o Festival promove uma exposição de obras de arte criadas por crianças em parceria com escolas públicas de Campo Grande (MS) e Belo Horizonte (MG), reforçando o protagonismo das infâncias como produtoras de cultura e pensamento.
Confira a programação aberta
-
05 de setembro / Sexta-feira – TEMA: Gostava mais do vazio do que do cheio
19h- Espetáculo “Peneirinha de Versos” – Cia D’Água na Peneira (MS)
Sinopse: Para todas as idades, o espetáculo de abertura do Festival trará uma condução narrativa que desperta a sensibilidade poética da primeira infância, além de abordar a beleza da natureza e as boas-vindas dos bebês ao mundo da cultura.
19h30 – Roda de Conversa “Poéticas na Primeira Infância”
Sinopse: Direcionado para profissionais que atuam com a primeira infância, a Roda de Conversa terá a participação de Lucilene Silva (SP), Juliana Daher (MG) e Mariana Stocchero (PR), com mediação de Giulia Schröder (MS).
-
06 de setembro / Sábado – TEMA: Do chão e das coisas desimportantes
11h- Espetáculo Musical “Tindolelê” – Teatro de Brincar(MS)
Sinopse: Edu Brincante e sua Trupe te convidam para um passeio pelo mundo da imaginação. Vamos cantar, dançar, imaginar e celebrar o encanto que as infâncias despertam. Partimos ao seu lado, com uma mala repleta de surpresas com histórias, cantigas, bonecos, brinquedos, magia, celebração e muita alegria.
14h- Contação de Histórias para Bebês e Crianças – Ciro Brincante (MS)
Sinopse: “Maneco Caneco Chapéu de Funil” é formado por vários objetos cansados de não fazer nada, que saem em busca de aventura, durante a caminhada vai conhecendo objetos até formar o boneco.
16h- Espetáculo Musical Canto de Passarim – Cia Pé de Moleque (MG)
Sinopse: Em um espetáculo narrativo e musical, histórias são entrelaçadas pela musicalidade e pelos cantos de diferentes passarinhos: Bem-Te-Vi, Rouxinol, Sabiá e muitos outros! “Canto de Passarim” é uma celebração às infâncias e à liberdade!
-
07 de setembro / Domingo – TEMA: Peraltagens
14h- Teatro de Mamulengos “Eu e tu puxa o rabo do tatu” – Bárbara Flor e Luiz Tatu (MG)
Sinopse: Performance brincante que reúne teatro, contação de histórias, mamulengo e música. Crianças pequenas adoram e crianças grandes também. Para embarcar nessa brincadeira é necessário não ter medo de navegar em barquinho de papel e apresentar o sintoma da cosquinha aguda de curiosidade.
16h- Brincaço Cultural – Cia D’Água na Peneira (MS)
Sinopse: Uma experiência lúdica conduzida com ciranda, músicas, jogos e brincadeiras para as crianças de todas as idades. O Brincaço Cultural fecha a programação do Festival d’Água na Peneira do jeitinho que a gente gosta: com muita música, brincadeiras e alegria compartilhada.
Serviço – O Festival D’Água na Peneira – Arte e Cultura para a Primeira Infância acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na rua 26 de agosto, 453, Centro, com entrada gratuita, mediante lotação do espaço. Os ingressos serão distribuídos sempre meia hora antes de iniciar cada programação. Siga as redes sociais do projeto clicando aqui.