Dos mais de 82 milhões de toneladas de lixo gerados por ano no Brasil, apenas 2% têm destinação correta, segundo dados da Associação Brasileiras das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). De todo o lixo gerado, o orgânico representa mais da metade do volume e somente 1% é reciclado, ou seja, são restos de alimentos ou cascas de frutas, talos de verduras, borra de café que viram adubo. A meta, no país, até 2040, é chegar a 13,5% de aproveitamento dos resíduos orgânicos.
Para colaborar com esse cenário, algumas iniciativas privadas surgem para diminuir o impacto dos resíduos gerados ao meio ambiente e ainda conscientizar a população. É o caso do Grupo Pereira, que por meio de parceria com o Grupo Certa, está realizando a compostagem dos resíduos orgânicos de 13 unidades das lojas em Campo Grande. O resultado é a geração de adubos que serão distribuídos entre os dias 12 e 16 de dezembro, das 13 às 17 horas, em 5 unidades do Supermercados Comper e 1 unidade do Fort Atacadista.
Para receber, o cliente precisa levar qualquer tipo de material descartável que será depositado nas estações de coleta do Comper e Fort. As estações foram reformadas por meio de parceria com a Unilever. Os clientes podem levar materiais como plástico, papelão, vidro e metal, que serão destinados às cooperativas de reciclagem. Cada cliente vai receber um pacote de composto orgânico, o resultado da compostagem.
“Temos 13 unidades atualmente que destinam os resíduos orgânicos para produção de adubo. De outubro de 2021 até setembro deste ano, coletamos 207 toneladas de resíduos orgânicos, sendo que 40 toneladas desse montante se tornam adubo e parte do que temos de estoque vamos distribuir aos clientes como brinde por participar da ação”, explica Adrileny Bogado, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.
David Ramos Vilela, CEO do Grupo Certa, explica sobre os benefícios da compostagem para o meio ambiente e para a população. “Esse é um processo antigo e bem simples que faz a diferença. Quando compostamos, eliminamos o chorume, produzido por esse tipo de lixo. Cada litro de chorume pode contaminar 12 litros de água. Além disso, para cada tonelada de resíduo compostado você deixa de gerar uma tonelada de CO2 e metano, gases poluentes que colaboram para o aquecimento global. O adubo orgânico tem outra grande vantagem já que tem a capacidade de fazer a reestruturação do solo, evitando a utilização de adubos químicos, produzindo alimentos mais saudáveis”, conta.
As estações de coleta do Grupo Pereira em Campo Grande foram reformadas e adesivadas, em parceria com a Unilever e em 2023 a ação deve seguir para todas as regionais onde a marca está presente.