Mande sua sugestão de reportagem ou anuncie aqui! 🐾

Clique aqui e fale direto com a redação do Capivara News

💬 Enviar Mensagem no WhatsApp
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quarta-feira, Outubro 7, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Educação

“ABC do Brincar” aposta no lúdico para fortalecer a alfabetização em Campo Grande

Até sábado é promovida a “Semana do Brincar” em escola pública de Campo Grande, com programação cultural aberta à comunidade e lançamento de livro sobre brincadeiras tradicionais de Mato Grosso do Sul.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
23 de Setembro de 2026
in Educação, Últimas Notícias
0
“ABC do Brincar” aposta no lúdico para fortalecer a alfabetização em Campo Grande
Share on FacebookShare on Twitter

E se aprender a ler e escrever também pudesse começar com uma amarelinha, um quebra-cabeça ou uma história contada pela avó? Em uma infância cada vez mais atravessada por telas e estímulos digitais, o projeto “ABC do Brincar: Juntos pela Alfabetização” propõe recuperar o espaço das brincadeiras tradicionais como ferramentas de aprendizagem, convivência e afeto entre gerações, valorizando também a cultura, a memória e os saberes compartilhados pela comunidade.

Com essa proposta, o projeto “ABC do Brincar” iniciou na terça-feira (22) a “Semana do Brincar”, na Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa, no Jardim Colibri, região sul de Campo Grande. A programação segue até sábado (26) e busca estreitar os vínculos entre professores, pais e alunos e fazer com que a experiência do brincar ultrapasse os muros da escola e chegue aos lares.

Post+

Eleito deputado estadual, André Salineiro é o segundo mais votado na Capital

Mara Caseiro leva pautas de MS a Flávio Bolsonaro em Brasília

“Vivemos em um mundo muito digital, marcado pela dispersão da atenção. Nesse contexto, resgatar brincadeiras lúdicas que envolvam o corpo, o movimento e a interação física é uma estratégia potente para contribuir com a alfabetização e com o desenvolvimento integral”, explica Rafael Gloria, diretor executivo da Associação Cultural Nonada Jornalismo, organização idealizadora do projeto.

Para isso, 100 famílias receberão kits educativos, com material pedagógico e um livro infantil que resgata brincadeiras de outras gerações, de um tempo em que a diversão acontecia longe das telas. A escola também ganhará um cantinho do brincar com brinquedos pedagógicos, para que as atividades tenham continuidade após o encerramento do projeto. Ao todo, o “ABC do Brincar” prevê impactar e formar 300 pessoas.

Na manhã de sábado (26), a partir das 9h, a escola receberá crianças, familiares, professores e integrantes da comunidade escolar para um período dedicado ao brincar como ferramenta de aprendizagem. O momento será marcado pelo lançamento e entrega do livro “O Baú de Brincadeiras da Vó Elza”, publicação inédita que reúne brincadeiras infantis presentes no Mato Grosso do Sul.

A publicação traz a história de Nina, uma menina que encontra um pião no baú da avó, Elza. A partir das lembranças da idosa, ela descobre como as gerações passadas se divertiam em território pantaneiro. A narrativa costura infância e memória afetiva, fazendo da obra uma ponte entre gerações.

“No primeiro semestre, realizamos uma pesquisa junto à comunidade escolar que sedia o projeto e coletamos depoimentos sobre as brincadeiras de infância. A partir dessa escuta, mapeamos brincadeiras que integram a publicação, desde as mais conhecidas, como amarelinha, pega-pega e queimada, até as mais regionais, como o Bozó, as bonecas de sabugo de milho e o jogo de taco, também conhecido como bets. Foi muito interessante conhecer essas memórias, fundamentais para construir o livro e a história infantil que a acompanha, mostrando a relação entre a Vó Elza e sua neta, Nina, que descobre, de forma lúdica, como eram as brincadeiras de outras gerações”, detalha Rafael Gloria.

A programação também contará com apresentações culturais do grupo Batucando Histórias e do Batuque Banda, em um espetáculo interativo que mistura cantigas de roda, brincadeiras tradicionais, folclore e muito humor. Com uma trajetória voltada ao público infantil e às famílias, o Batucando Histórias utiliza a música, a contação e a ludicidade para estimular a participação e valorizar os saberes da cultura popular. A proposta é transformar o encerramento em um encontro entre diferentes gerações.

Ao reunir crianças, famílias e educadores, o projeto também realiza uma série de formações voltadas para a alfabetização lúdica. Durante cinco dias as famílias participam de uma oficina sobre desenvolvimento infantil, aprendizagem e fortalecimento de vínculos socioafetivos. Em paralelo, as crianças também recebem formação com arte-educadores que irão desenvolver jogos e atividades lúdicas que unem o brincar ao processo de alfabetização.

A psicóloga e especialista em psicopedagogia Pietra Garcia, que conduz a formação dos familiares durante a programação, destaca que brincar também é uma forma de desenvolver habilidades essenciais para a vida. “Brincadeiras de faz-de-conta treinam a memória, a tomada de decisão e a flexibilidade cognitiva, que sustentam a interpretação de textos. Jogos como a amarelinha ajudam no reconhecimento de sequências numéricas. O dominó e o jogo da memória exigem raciocínio lógico e atenção, fundamentais para a matemática. O gosto por desafios despertado na infância é, muitas vezes, o ponto de partida para o interesse por carreiras em Ciência e Tecnologia”, afirma.

O projeto “ABC do Brincar – Juntos pela Alfabetização” é realizado pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, por meio da Lei Rouanet, coordenação geral da Associação Nonada Jornalismo, produção executiva da Amora Produções Culturais e apoio da Prefeitura de Campo Grande através da Secretaria Municipal de Educação. Outras informações do projeto acesse o Instagram (@nonadalab).

Serviço:

Projeto ABC do Brincar – Juntos pela Alfabetização

Semana do Brincar

Datas: Terça (22) a sexta-feira (25) – 18h às 21h

Sábado (26) – 9h às 11h — encerramento

Local: Escola Municipal Profª Leire Pimentel de Carvalho Corrêa

Endereço: Rua Enzo Cianteli, s/n – Colibri II, Campo Grande

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...

Matérias Relacionadas:

  1. “ABC do Brincar” aposta no lúdico para fortalecer a alfabetização em Campo Grande
  2. Universidade lança “Carona” para estudantes no Enem
  3. Agrinho 2025: programa premia e leva educação ambiental a milhares de estudantes de MS
  4. Semed divulga primeira lista de designados para as EMEIs 2026 em Campo Grande
Tags: “ABC do Brincar” aposta no lúdico para fortalecer a alfabetização em Campo Grande
Post

Jovem colide moto em árvore e morre na BR376 em Vicentina, garupa saiu ferida

Próximo

Quintal do Brincar resgata brincadeiras de outras gerações em tarde gratuita para crianças

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Eleito deputado estadual, André Salineiro é o segundo mais votado na Capital
Eleições 2026

Eleito deputado estadual, André Salineiro é o segundo mais votado na Capital

by Redação Capivara News
2026/10/06
0

O vereador André Salineiro (PL) foi eleito deputado estadual por...

Ler mais...
Mara Caseiro leva pautas de MS a Flávio Bolsonaro em Brasília

Mara Caseiro leva pautas de MS a Flávio Bolsonaro em Brasília

2026/10/06
Polícia Civil resgata cachorro vítima de maus-tratos e indicia tutor em Corumbá

Polícia Civil resgata cachorro vítima de maus-tratos e indicia tutor em Corumbá

2026/10/06
Garras prende em Maracaju condenada por esquartejar e queimar casal em Campo Grande

Garras prende em Maracaju condenada por esquartejar e queimar casal em Campo Grande

2026/10/06
Cinco são indiciados pelo golpe da “falsa acompanhante” em Naviraí. Entenda o caso :

Cinco são indiciados pelo golpe da “falsa acompanhante” em Naviraí. Entenda o caso :

2026/10/06
Dois são presos por atirarem contra Ômega com 3 pessoas para “tirar satisfação” em Naviraí

Dois são presos por atirarem contra Ômega com 3 pessoas para “tirar satisfação” em Naviraí

2026/10/06
Polícia prende “Pelego” e “Orelha” por morte de homem em Antônio João

Dois são indiciados por matarem homem para roubarem bike, celular e carteira em Dourados

2026/10/06
Exposição dos 80 anos do Sesi resgata papel de Oliva Enciso na implantação da instituição em MS

Exposição dos 80 anos do Sesi resgata papel de Oliva Enciso na implantação da instituição em MS

2026/10/06
Batayporã e Nova Andradina recebem manhã de lazer para toda a família

Batayporã e Nova Andradina recebem manhã de lazer para toda a família

2026/10/06
Senar/MS abre 510 vagas em cursos técnicos gratuitos

Senar/MS abre 510 vagas em cursos técnicos gratuitos

2026/10/06
Ler mais...
Próximo
Além de diversão, brincadeiras proporcionam muitos benefícios às crianças

Quintal do Brincar resgata brincadeiras de outras gerações em tarde gratuita para crianças

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

7 de Maio de 2025
Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

13 de Janeiro de 2025
Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

22 de Setembro de 2024
Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

14 de Outubro de 2023
Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

Jovem é preso, após apertar bunda de passageira em ônibus coletivo na Capital

4 de Fevereiro de 2021

EDITOR'S PICK

Após colisão, jovem cai com carro no Córrego Segredo se afoga e morre na Capital

Após colisão, jovem cai com carro no Córrego Segredo se afoga e morre na Capital

14 de Setembro de 2025
Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo

Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo

2 de Março de 2025
Ceia de ano novo: virada saudável para toda a família

Ceia de ano novo: virada saudável para toda a família

30 de Dezembro de 2022
Governo Lula é ótimo ou bom para 41% e ruim ou péssimo para 39,8%, diz pesquisa Atlas/Bloomberg

Governo Lula promete economia de R$ 327 bi até 2030 com contenção de gastos

29 de Novembro de 2024
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: