Três donos de bares na Rua 14 de Julho foram conduzidos à delegacia na noite de ontem (2) e multados em R$ 5 mil por crime ambiental, por perturbação de sossego e poluição sonora. O caso se deu, após verificação da Polícia Militar por denúncia do volume do som acima do permitido.
Conforme o boletim de ocorrência, equipes do 1º Batalhão da PM foram ao local intervir nas celebrações de Dia do Samba, data festiva comemorada no dia 2.
Segundo o documento, a força tarefa foi feita por “[…]reclamações frequentes via 190 sobre perturbação de sossego e emissão excessiva de ruídos na região”. O documento ainda diz que os bares fiscalizados foram Má Donna Bar, Blef Bar e Bar da 14. No primeiro, durante o evento “Samba do Trabalhador”, medições com um aparelho sonoro registraram níveis de ruído de 85,8 e 87,0 decibéis, acima do limite de 55 dB permitido pela Lei Municipal de nº 8/1996.
As equipes, compostas por policiais da Força Tática e da PMA (Polícia Militar Ambiental), realizaram a fiscalização com base em uma ordem de serviço. No Má Donna Bar, o equipamento de som foi desinstalado e retirado do local após a constatação da irregularidade. Nos outros dois estabelecimentos, a emissão sonora era causada por caixas de som mecânicas de alta potência, posicionadas do lado de fora. Todos os equipamentos foram apreendidos durante a ação.
O caso foi registrado como perturbação do trabalho/sossego alheio e poluição que possa resultar em danos à saúde humana e segue em investigação.