O Sesc MS realiza, de 1º a 4 de outubro de 2025, a VIII Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil.
Nesta edição, foram inscritos 35 filmes do Mato Grosso do Sul, sendo doze selecionados para exibição local, incluindo duas obras que representarão o estado em circuito nacional. A programação contempla curtas, médias e longas-metragens, documentários e animações inéditas no circuito comercial, oferecendo ao público uma travessia por mundos simbólicos e narrativas inovadoras.
Confira a programação:
01/10, às 19h – TEMÁTICAS INDÍGENAS EM CENA – 45’
- Filme 1. + FORTE – ARA MARTINS – 6’ Indicação: Livre
Uma menina indígena sofre bullying em seu primeiro dia de aula na escola da cidade e, guiada pelo seu avô, encontra, nas suas raízes, o caminho para se tornar mais forte.
- Filme 2. VIPUXOVUCO – DANNON LACERDA – 15’ Indicação: Livre
Ailton é um líder indígena que não se enquadra nos estereótipos. Na aldeia urbana onde reside, busca formas de resistência para manter a cultura e o senso de coletividade do seu povo.
- Filme 3. KUÑANGUE 18 ANOS – MARINETI PINHEIRO E JAQUE ARANDUHÀ – 22’ Indicação: Livre
Próximo de acontecer a Kuñangue Aty Guasu – Assembleia das Mulheres Guarani Kaiowa de Mato Grosso do Sul, as Nhadesys/ anciãs e as jovens indígenas falam da trajetória de lutas e sobre a importância de as mulheres indígenas estarem organizadas, unidas e sempre em marcha.
02/10, às 19h – TERRITÓRIO E REGIONALIDADES 64’
- Filme 1. DEUS TE SALVE, JOÃO! – KAREN FREITAS – 17’ Indicação: Livre
Deus te salve, João! é a interpretação das encruzilhadas que formam a manifestação popular intitulada Banho de São João, que acontece na noite do dia 23 para 24 de junho em Corumbá e Ladário. A obra tem como fio condutor a noite do dia 23 de junho da família de duas sacerdotisas de Umbanda, Mãe Nice e Mãe Nina, respectivamente.
- Filme 2. JARDIM DE PEDRA – DAPHYNE SCHIFFER E RODRIGO REZENDE – 16’ Indicação: Livre
O curta-metragem documental explora a vida e a obra da aclamada atriz campo-grandense Glauce Rocha, destacando sua contribuição única ao teatro, televisão e cinema nacional. O filme, que já estreou conquistando os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção na Mostra Audiovisual de Dourados 2024, convida o público a revisitar a trajetória de Glauce, uma artista que transcendeu o palco e a tela para se tornar um ícone cultural.
- Filme 3. TÁ SABENDO? – LUCAS VERÃO – 5,30’ Indicação: Livre
Um casal toma tereré em frente de casa quando uma visita indesejada aparece para puxar conversa.
- Filme 4. CONSTRUINDO A QUARTA PAREDE – BRUNO AUGUSTO – 25’ Indicação: 10 anos
“Construindo a Quarta Parede” mergulha na fascinante trajetória de Celso Marques, um pedreiro e cineasta autodidata de Dourados, Mato Grosso do Sul. O filme narra, com um toque pessoal e franco, a vida multifacetada de Celso, destacando suas realizações, controvérsias e sua habilidade única de transformar amigos, familiares e vizinhos em coadjuvantes das suas produções.
03/10, às 19h – ENTRE A FICÇÃO E O REAL
- Filme 1. FLORES NA MÁQUINA – DIEFFERSON G – 3:59’ Indicação: Livre
Em um tempo muito distante que quase não se tem lembranças dos dias atuais, Flora, busca compreender a si e a sua volta. Entre questionamentos e confusas lembranças de um tempo em que não viveu, quando o mundo desfrutava de vida e cores, percebe que, apenas maior que sua angusta, é sua capacidade de reação.
- Filme 2. SEBASTIAN -CAINÃ SIQUEIRA -13’ Indicação: 12 anos
Após um erro irreparável na estrada, Sebastian enfrenta alucinações e uma mente em colapso, onde realidade e delírio se confundem.
- Filme 3. COLAR DE PÉROLAS – ANA LETÍCIA MOURA – 20’ Indicação: 14 anos
Clarice, uma mulher lésbica, volta a casa onde cresceu para cuidar de sua mãe doente, Célia, que nunca soube lidar com a sua sexualidade.
- Filme 4. METÁSTASE – IULIK LOMBA DE FARIAS – 22’ Indicação: 16 anos
Frederik, agrimensor de terras e funcionário do Estado, atraca em Eldorado para dar cabo a um projeto ambicioso.
04/10, às 16h – PANORAMA INFANTO-JUVENIL 105’ – 1h45
- Filme 1 – ENIGMAS NO ROLÊ – ULISVER SILVA – 105’ Indicação: 12 anos
Um professor jovem e brincalhão desafia seus sobrinhos adolescentes a enfrentarem divertidos enigmas em troca de um valioso presente.
Todos os dias, após as exibições, o público poderá participar de um bate papo com os diretores dos filmes.
As sessões são gratuitas e acontecem no Sesc Teatro Prosa, de 01 a 04 de outubro. É necessário retirar os ingressos por meio do site Sympla, clicando aqui.