A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a perda de doses de vacina contra a Gripe, após adolescentes vândalos desligarem o padrão de energia da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Emília, na Rua Boarnerges Lopes, em Campo Grande.
A secretária disse ao Capivara News que não sabe precisar quantas doses foram perdidas e que as amostras foram encaminhadas para análise, além disso lamenta muito o ocorrido e orienta a população a buscar outras unidades próximas para se vacinar.
Funcionária da unidade, que prefere não se identificar, disse que foram 2 mil doses perdidas, mas esse número não foi confirmado pela SESAU.
Veja abaixo a nota na íntegra da SESAU:
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informa que o problema foi identificado na manhã desta segunda-feira (2), quando técnicos constataram que o padrão externo de energia da unidade foi desligado no fim de semana, o que comprometeu o funcionamento da câmara fria. O equipamento registrou temperatura máxima de 24,3°C, o que inviabiliza a conservação das vacinas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.Com isso, a sala de vacinação da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Emília está temporariamente fechada devido à perda dos imunizantes armazenados na unidade.As vacinas sob suspeita foram recolhidas e encaminhadas para a Coordenadoria Estadual de Imunização, para análise.
A Sesau lamenta profundamente esse tipo de ação, que prejudica diretamente a população, comprometendo um serviço essencial de proteção à saúde pública. A Sesau já está adotando as providências necessárias para garantir o restabelecimento da sala de vacina da unidade, com reposição dos imunobiológicos e monitoramento técnico da câmara fria, assegurando seu pleno funcionamento.Enquanto isso, a população da região pode procurar as unidades de saúde mais próximas — USF São Conrado, USF Vila Fernanda, USF Antártica e USF Portal Caiobá — além de qualquer outra unidade de saúde da rede, que funcionam de portas abertas para vacinação da população em geral.