Funcionários da Clínica da Família do Portal Caiobá, localizada na Rua Ilha de Marajó, número 440, em Campo Grande, estão lutando para trabalhar com a falta de energia elétrica há cerca de 4 dias, desde quando foram furtados os fios da rede elétrica da unidade. De acordo com uma das funcionárias, que pediu para não ser identificada na reportagem, doses de vacinas tradicionais e contra a Covid-19 foram transferidas para outra unidade para que não estragassem.
Se trata da Unidade de Saúde da Família do Jardim Batistão, que recebeu as vacinas para continuar a imunização da população. “Estamos atendendo no escuro e até agora a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) não tomou providência. Estamos realizando consultas agendadas, mas que não tenha que olhar exames. Estamos utilizando os impressos que temos para atender a população, porque tudo depende do programa que utilizamos no computador”, explicou a funcionária.
Para completar, e o que vem incomodando ainda mais a equipe que atende por lá, é a falta de água gelada para beber. O bebedouro que refrigera a água também é ligado na tomada, então o abastecimento de água gelada está interrompido no momento. “Num calor desses, ninguém merece”, completa a funcionária.
O site Capivara News entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) na tarde desta sexta-feira (24) para obter um posicionamento e a resposta foi a seguinte: “A unidade teve a fiação do padrão de energia furtada na última quarta-feira e está sendo providenciada a fiação para a religação, enquanto isso a unidade segue os atendimentos que não necessitam de acesso à internet ou de energia elétrica até às 17h”.