O primeiro bloco do debate com os candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira (27), na afiliada da Rede Globo, TV Morena, ficou marcado pelas “lembranças” dos políticos sobre operações como: Lama Asfáltica, Coffee Break, Vostok, entre outras, além do assunto “corrupção”. Também pelas perguntas sobre investimentos na Saúde em gestões passadas.
Por exemplo, a candidata Rose Modesto (União Brasil) perguntou para o candidato André Puccinelli (MDB) sobre o porquê ele não investiu no setor quando era governador de MS. O candidato usando um de seus jargões se defendeu apontando o que fez em relação à Saúde e jogou a pergunta de volta, em sua réplica, falando que Rose “esteve com a caneta na mão e não fez nada pela Saúde”, como deputada federal ou então vice-governadora de MS.
Também ficou marcado pelas menções do candidato Adonis Marcos de Souza (PSOL) aos que ele chama de 01 (candidato Capitão Contar- (PRTB) e 02 (candidato Eduardo Riedel – (PSDB), sobre o apoio ao Presidente da República Jair Bolsonaro. Ele reafirmou o apoio a Luiz Inácio da Silva (Lula) (PT) e ainda elogiou a participação da colega Gisele Marques (PT) nas eleições deste ano, sem deixar de citar suas propostas e chamar votos para si.
Adonis ainda falou que tem ficha limpa e o nome não está envolvido em escândalos, assim como o candidato Eduardo Riedel, que também disse que não teve o nome envolvido em nada ilícito, em uma de suas réplicas.
Os candidatos começaram a falar de propostas, sem o jogo de “empurra-empurra”, no segundo bloco do debate. Temas como carga tributária, concursos públicos, e recursos para outras áreas, foram sorteados e cada candidato falou um pouco sobre o assunto. Diferente do primeiro bloco, que ficou marcado pelo clima “tenso” entre os candidatos que usaram da palavra apenas para enaltecer o trabalho quando foram das gestões passadas e apresentando defesas.
Ainda no segundo bloco, a discussão foi entre as mulheres. Gisele disse que Rose votou a favor do marco legal das garantias de empréstimos, que permite, por exemplo que a instituição financeira fique com o único imóvel da família. Rose disse que não é no primeiro debate que a candidata Gisele mente sobre fatos envolvendo sua pessoa. Essa defesa de que Gisele “havia mentido” aconteceu ao menos duas vezes e Rose disse que tudo isso estaria bem explicado em suas redes sociais.
No terceiro bloco, a apresentação das propostas ainda foram repercutidas, principalmente quanto à Saúde, onde Eduardo Riedel se disse “feliz”, citando André Puccinelli, que todos os candidatos estão preocupados com o setor. Provavelmente o tema foi o maior abordado, apesar de alguns terem sido sorteados, porque não faz muito que saímos de uma Pandemia de um novo coronavírus.
No mesmo bloco, Contar fala que Marquinhos esteve envolvido em Operação Esgoto e que teve o nome envolvido em inquérito policial sobre assédio sexual. Marquinhos disse que tudo isso é “armação feita um mês antes das eleições e que Campo Grande esteve em boas mãos durante todo esse tempo, até mesmo porque tenho 82% dos votos foram pra ele quando eleito à prefeito”
Contar continuou falando que Marquinhos “quebrou o comércio” de Campo Grande e que “pensa que saiu de cabeça erguida da Prefeitura, mas na verdade não porque a população está de cabeça baixa”. Marquinhos disse que as palavras que ele diz não correspondem à realidade.
Regionalização da Saúde foi tema do quarto bloco de debate, aonde Marquinhos disse à Gisele que irá investir em 11 microrregiões, na média complexidade medica como: cirurgias e examex, citando Campo Grande e a Grande Dourados.
Gisele destacou em sua réplica que se eleita irá construir com Lula um Hospital Federal para que a população não venha para a Capital ter atendimento médico. Em tréplica, Marquinhos disse que 10 unidades de Saúde foram criadas ou reformadas em sua gestão como prefeito, que fez o Plano de Cargos e Carreiras para os Médicos e enalteceu o trabalho destes profissionais em época de Pandemia.
Violência contra a Mulher também foi tema. Marquinhos perguntou à Rose como mudar a triste realidade. Rose disse que é a prevenção, o respeito e como vereadora elaborou projeto que criou o Botão do Pânico, na Casa da Mulher Brasileira, para mulheres alertarem quando estão sendo agredidas e vítimas de violência doméstica.
Sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi outro assunto. André respondeu a Adonis, que no Governo dele não irá aumentar nenhum tipo de imposto, como no atual Governo que alterou o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul), entre outros. Adonis em resposta disse saiu do tema e falou que André “comprou peixes antes mesmo de terminar o Aquário do Pantanal”. André disse que essa e outras acusações são mentirosas.
Fome também foi tema e Contar disse à André que irá resolver sem “roubar da merenda” e dará apoio para que as pessoas trabalhem para tirar o próprio sustento sem “superfaturamento e hipocrisia” por parte dos governantes. André em tréplica disse que por isso colocou Tânia Garib como vice-candidata, que é referência em trabalho de assistência social.
Para finalizar o quarto e penúltimo bloco, o tema foi Turismo e Rose questionada por Riedel disse o que fará pelo setor como: investir em mais pontos turísticos e na divulgação deles. Riedel aproveitou a oportunidade para lembrar dos seus trabalhos para acolher o turista, como: acesso, saneamento, infraestrutura, etc. Em tréplica, Rose disse que para solucionar os problemas relacionadas ao tema irá “ouvir o setor” e investir em qualificação de pessoas.
O quinto e último bloco foi dado 1 minuto e meio para cada candidato fazer suas considerações finais e falar um pouco mais de suas propostas. Candidato pelo PCO, Magno de Souza não participou do debate pois não atender aos critérios de participação e de elegibilidade.
Esses foram alguns dos trechos sobre o debate ocorrido na noite de hoje. Mais informações sobre propostas dos candidatos ao Governo você pode acompanhar aqui no CapivaraNews até o dia 30 (sexta-feira), dois dias antes das eleições.
Lembrando que começamos a divulgar propostas, agendas, atividades, eventos, entre outros, de todos os candidatos que estão aptos por lei para concorrer à eleições, durante todo o decorrer do ano de 2022. Qualquer assunto sobre, basta digitar em nossa barra de pesquisa o nome do candidato ou o tema Eleições 2022.