O calendário exclusivo para pessoas com 40 anos completos nesta terça-feira (6) para vacinação contra a Covid-19 gerou revolta de algumas pessoas que tinham mais idade e não puderam ser imunizadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Segundo testemunhas, pessoas que estavam na fila, entre elas cadeirantes, tiveram que retornar para casa.
Uma delas foi a empregada doméstica Sandra Regina da Silva Rocha, de 47 anos, que pediu licença do serviço apenas para ir até a unidade de saúde tomar a vacina e acabou dando volta a toa. “Trabalho no Residencial Damha e minha patroa me trouxe aqui só para tomar. Agora perdi todo o dia de serviço. Eles ficam falando que as pessoas não querem vir se vacinar, quando vem, não querem vacinar todo mundo”, explica Sandra.
O receio de Sandra é o destino das doses que não foram aplicadas, pois segundo ela, haviam pouca pessoas com 40 anos “redondos” na fila: a maioria ou tinha mais ou estava aguardando a vacinação contra a Influenza (Gripe). “Aí sobra vacina eles vão fazer o que, aplicar na população redor ou jogar fora? Complicado tudo isso”, destaca.
Idalvina Santos Velásquez, que também é empregada doméstica, também estava na fila, mas não pode se vacinar porque tem 45 anos. “Um absurdo, a gente fica aqui no Sol esperando para chegar na hora e não poder se vacinar. Sem falar que os funcionários do posto de saúde são super mal educados em dar informações pra gente”, desabafa.
O site Capivara News entrou em contato na tarde desta terça-feira (6) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que informou que quem tem 41 anos ou mais precisa aguardar a repescagem. De acordo com a secretaria, o município precisou limitar à faixa etária em razão do número limitado de doses disponíveis para atender a população.
“O Estado repassou apenas 7,4 mil doses de Janssen que estavam guardadas e somente na faixa etária de 40 anos tem aproximadamente 8 mil pessoas para serem vacinadas. Caso fosse aberto 40 anos ou mais, iria faltar doses”, diz a nota da Sesau enviada ao Capivara News.