Primeira filha de três irmãos, Júlia Pinheiro, a Julinha como é carinhosamente conhecida entre amigos e familiares, tem passado dias difíceis desde a descoberta de uma escoliose idiopática que já chega ao grau 46, com indicativo urgente de cirurgia.
Depois de quase dois anos lidando com algo que no começo parecia apenas uma postura mal alinhada, típica da adolescência, ela chegou ao quinto especialista que acabou constatando a gravidade da situação, devido às fortes dores que vem sentido. Quem nos conta essa história é a mãe da Júlia, a professora Géssica Pinheiro, que desabafa: “Está muito difícil ver minha filha nessa situação”.
A postura equivocada despertou a atenção do médico pediatra da família, Silvino de Jesus Canale Gamarra, que acabou orientando a mãe da criança a procurar o especialista. “Só que de lá pra cá, as dores têm aumentado. Estávamos fazendo todo um trabalho com pilates e fisioterapia, e os médicos dizendo que ainda não era a hora de operar, mas não aguentamos mais vê-la sofrendo”, afirmou a mãe.
Depois deste longo caminho, a família chegou até o especialista de coluna que é referência em escoliose na adolescência, doutor Luciano Müller, em São Paulo e foi só então que conseguiram chegar a constatação de que o caso era urgente e com indicação para a cirurgia, que só poderá ser feita na Capital paulista a um custo bem elevado, já que não se trata de um profissional credenciado para atender pelo plano de saúde. “São R$ 70 mil de cirurgia, fora o custo que vamos ter com hospedagem. Não temos condições de levantar esse dinheiro do dia pra noite e por isso estamos organizando um almoço beneficente”, explicou a mãe.
A cirurgia já tem data marcada para 6 de junho. O evento será no dia 2, no Clube Estoril, com doze horas de música ao vivo que vai reunir uma multidão de cantores sertanejos e regionais, a convite do tio da Julinha, o músico Walber Guimarães em parceria com o empresário Denilson, proprietário da Petiscaria Imperial. Os convites estão a venda a R$ 50 e o cardápio escolhido é bobó de galinha. Os convites estão a venda pelo telefone 67 99255-5151
Julia, uma menina tão sorridente e prestativa, até mesmo nos cuidados com os irmãos mais jovens, chegou a ficar um tempo sem ir à escola por conta de sua condição física, que inspira muitos cuidados. Ela mantém uma rotina diária de pilates e fortalecimento muscular para que a recuperação pós cirúrgica seja rápida e de sucesso. Enquanto isso, amigos e familiares se unem para devolver a ela a vitalidade tão peculiar neste momento da vida, que é a adolescência.