Começa amanhã (17) e vai até domingo (19) a 3ª edição do Festival do Japão MS, o maior festival de cultura japonesa de Mato Grosso do Sul, organizado pela Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande e realizado no clube de campo da entidade. Depois do sucesso de público das últimas edições, a estimativa é receber cerca de 25 mil pessoas nos três dias de evento. A programação é extensa, com shows, danças típicas, exposições, oficinas, gastronomia, concursos, atividades para todas as idades e todos os gostos.
Em 2023, o evento comemora os 115 anos da imigração japonesa, uma comunidade extensa e muito influente na cultura e no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Além disso, o Festival do Japão abraçou também uma vertente social. A entrada será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense, projeto em parceria com o Rotary Club Campo Grande.
Na programação, destaque para as ricas artes tradicionais e culturais do Japão, como o taiko (tambores japoneses), o odori (danças folclóricas e clássicas), artes marciais como kenjutsu, karatê e judô e oficinas como a de origami (dobraduras) e a da tradicional cerimônia do chá. O festival vai trazer vários nomes de fora do Estado, como os mestres de cerimônia Nobuhiro Hirata, campeão mundial de karaokê, e Kendi Yamai, reconhecido como o apresentador do Miss Nikkey no Brasil. Outras atrações incríveis, que prometem encantar o público, são o cantor Joe Hirata e os ilusionistas Edson e Kevin Iwassaki.
A praça de alimentação é um dos grandes destaques do Festival do Japão MS, com uma estrutura confortável e mais de 20 operações gastronômicas, com opções como o tradicional sobá, tempurá, sushi, yakisoba, ramen, doces japoneses, além de opções da culinária brasileira, para satisfazer todos os gostos. Nesta terceira edição, a novidade é que a praça teve seu horário de funcionamento estendido e ficará aberta também para o almoço no fim de semana. Na área de compras, serão mais de 30 expositores, com empresas dos mais variados ramos.
Experiências modernas e cultura pop
Neste ano, há também uma novidade bem diferente, a Sky Bridge Experience, um encontro entre o Brasil e o Japão por meio das estrelas. Originalmente desenvolvido para planetários no Japão, o projeto Sky Bridge – Ponte do Céu foi adaptado para a plataforma de realidade virtual (VR). Após sua estreia em São Paulo, o Festival do Japão MS traz com exclusividade essa experiência para Mato Grosso do Sul, uma oportunidade imperdível de explorar as constelações e conectar culturas de maneira verdadeiramente envolvente.
Misturando tradicional e contemporâneo, o evento terá um espaço exclusivo para a cultura pop japonesa, a Arena Anime Show. Será realizado concurso de cosplay e também a primeira edição do concurso de dança Anime Dance Freestyle, onde a música e a dança se unem em uma experiência única. Além disso, será possível soltar a voz no karaokê, colecionar prêmios nas máquinas gachapon, jogar nos videogames e fliperamas e participar de campeonatos.
Miss Nikkey e corrida Samurai Run
A cerimônia de abertura do evento será realizada no sábado, dia 18, quando acontece também o concurso Miss Nikkey MS, que elegerá a mais bela nikkei da comunidade nipo-brasileira de Mato Grosso do Sul. A vencedora representará o Estado na final do Miss Nikkey Brasil, que acontece anualmente em São Paulo. Na última edição, a participante de MS foi escolhida 2ª princesa e ficou entre as três mais bem colocadas do Brasil.
Sucesso em 2022, com mais de 600 participantes, a corrida Samurai Run Dallas será realizada novamente, unindo esporte e cultura em um evento temático com elementos da cultura japonesa. A prova terá duas modalidades, corrida de 6 km e caminhada de 2 km, e dessa vez será noturna, com início às 19h de sexta-feira, aberta para participantes de qualquer idade.
“A 3ª edição do Festival do Japão MS nos traz grandes expectativas para manter o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir para as novas gerações. Nestes três dias teremos shows, músicas, atrações culturais, danças típicas, culinária japonesa, exposições culturais, workshops e muitas outras atrações. O objetivo é trazer a alegria e o encantamento da cultura japonesa para os que comparecerem, para que seja uma experiência inesquecível, com a dedicação de todos os envolvidos”, resume Nilson Tamotsu Aguena, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande.
Serviço: A 3ª edição do Festival do Japão MS será realizada neste fim de semana, de 17 a 19 de novembro, no clube de campo da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB). Na sexta-feira, o horário será das 16h às 22h, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 10h às 21h, com a praça de alimentação aberta durante todo esse período. A entrada será mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e os alimentos arrecadados serão doados para o Cotolengo Sul-Mato-Grossense. Endereço: Av. Ministro João Arinos, nº 140, Jardim Veraneio. Haverá estacionamento pago disponível no local. Mais informações pelo site: festivaljapaoms.com.br e Instagram: @festivaljapaoms.
Apoio: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Consulado-Geral do Japão, Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Sistema Fiems, Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Sakura e Dallas.