• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quarta-feira, Março 25, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Campo Grande

Após mortes de LGBTs, entidades emitem nota de repúdio e pedem respeito ao lidar com tema

Alan Diógenes by Alan Diógenes
23 de Outubro de 2021
in Campo Grande, Comportamento, Diversos, Geral, Homenagem, Luto, Notícias, Política, Últimas Notícias
0
Após mortes de LGBTs, entidades emitem nota de repúdio e pedem respeito ao lidar com tema

Transexual Stefany Ferreira foi assassinada em Cassilândia e imprensa local utilizou pronomes masculinos ao se referir à vítima. (Foto: Reprodução Facebook)

Share on FacebookShare on Twitter

Após recentes casos de LGBTfobia em Mato Grosso do Sul envolvendo assassinatos e um suicídio, a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT e Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), vem a público repudiar os atos de violência e violações de direitos da população LGBT.

Se trata dos casos recentes do dentista Gustavo dos Santos Lima, que tirou a própria vida na quinta-feira (14) em decorreria da depressão agravada por uma caso de preconceito sexual, quando uma mãe se recusou a deixar a filha se vacinar com ele por ele ser homossexual. Na ocasião ela disse: “Não vai se vacinar com esse viado”.  Na época, o jovem era voluntário na vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande.

Post+

Workshop do projeto P.E.S.S.O.A.S recebe inscrições até 6 de abril em Campo Grande

Suzano contribui para retirar mais de 140 mil pessoas da linha da pobreza em 5 anos em suas regiões de atuação

Paulo Quezada Penha encontrado morto com fio enrolado no pescoço. (Foto: Reprodução)

Outro caso se trata do Senhor Paulo Quezada Penha, de 67 anos, também de Campo Grande. Ele foi encontrado morto com um fio amarrado no entorno do pescoço e dos pulsos em sua residência, no cruzamento da Rua Aparecida com a Frei Henrique de Coimbra, na Vila Progresso. Há um ano, ele já tinha sido vítima de um homem que fez o mesmo tipo de agressão. Segundo amigos e conhecidos, ele era homossexual, e o crime tem indícios de LGBTfobia.

E por último e não menos grave, o caso da da transexual Stefany Ferreira, de 38 anos, assassinada a facadas e encontrada no quarto da casa onde morava, na sexta-feira (15), em Cassilândia, a 418 quilômetros de Campo Grande. O namorado da vítima é o principal suspeito e mandou uma mensagem para a mãe de Stefany, supostamente após o crime, se despedindo: “Adeus, luto”, dizia. A polícia investiga o caso.

Veja a nota na íntegra das entidades da classe:

À Mídia e Meios de Comunicação.

Prezados jornalistas, editores, redatores de mídia impressa e virtual.

Pela Presente, a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU), por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT e Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), vem a público repudiar os atos de violência e violações de direitos da população LGBT no estado de Mato Grosso do Sul, ao tempo em que nos colocamos em LUTO PERMANENTE pelas vidas LGBT que foram ceifadas em decorrência da LGBTfobia. Dito isso, cabe aqui ressaltar nossa angústia e tristeza pelos casos recentes que incluem a morte do dentista Gustavo dos Santos Lima e do Sr. Paulo Quezada Penha, de 67 anos, ambos em Campo Grande, e da transexual Stefany Ferreira, que residia em Cassilândia.

No que tange a morte da Sra. Stefany Ferreira – lamentamos duplamente o fato – tanto pela sua vida ceifada, quanto pela negação de sua identidade, pois teve o nome de registro exposto indevidamente pela impressa local de Cassilândia e demais redes sociais de familiares, além de usarem do emprego do gênero masculino para se referirem a ela, demonstrando total desprezo e falta de respeito para com sua identidade de gênero e memória. Cabe frisar, o fato de que, nem mesmo a polícia teve o cuidado de registrar no boletim de ocorrência, o nome social e sua identidade de gênero, o que contribui para a Transfobia.

Tomamos a iniciativa de encaminhar esta Nota Circular com a certeza que nos aproximamos ao repudiar os índices assustadores de violência praticados contra as pessoas LGBT no Brasil e no Mato Grosso do Sul. A brutalidade e covardia motivadas pela LGBTFOBIA como o ódio, aversão, repulsa, agressões físicas, psicológicas e verbal promovem a negação, usurpação e tolhimento de direitos, além de engrossar cotidianamente as estatísticas de homicídios praticados, sobretudo, por uma parcela doentia da sociedade identificada como “pity boys” que agridem LGBT, assim como pelos supostos clientes que procuram travestis e transexuais para se relacionarem afetivamente e/ou programas sexuais.

Entendemos que os meios de comunicações, são de suma importância para o esclarecimento e a educação da sociedade. Esta convicção faz de nós parceiros sem reservas da imprensa brasileira quando se trata de divulgar tais violências e de colaborar com o jornalismo investigativo na busca dos responsáveis por tais crimes. No entanto, não podemos nos omitir – o fato de não raro – de a imprensa colaborar para reforçar os estigmas e, consequentemente, a violência, principalmente contra Travestis e Transexuais, nas vezes em que se refere a elasno gênero masculino. A identidade de gênero é FEMININA, pois mesmo que por nascença o sexo esteja como masculino, a apresentação social está vinculada ao gênero FEMININO.

Todas as vezes que a imprensa reforça o termo “masculino” para se referir as mulheres trans, contribui para intensificar os estigmas, os preconceitos e a discriminação, definindo a mulher a partir da exclusividade decorrente do órgão genital, sem levar em consideração a sua essência e a construção social a ela associada.

Solicitamos, em nome de uma parcela significativa da população, que redatores e os responsáveis pelos meios de comunicação impressos, televisivos ou digitais incorporem em suas matérias o artigo feminino ao se referirem às travestis e transexuais. Com esta providência, além de qualificar o conteúdo da informação disponibilizada ao grande público, estarão contribuindo para atenuar e/ou reverter os índices de criminalidade e de exclusão social praticados contra travestis e transexuais.
Portanto, sempre ao redigirem matérias que envolvam Travestis e Transexuais recorram ao gênero feminino (AS TRAVESTIS, DAS TRAVESTIS, A TRAVESTI, UMA TRAVESTI). A aplicabilidade do gênero masculino só se justifica nos casos em que a referência do sexo biológico é feminina, mas a identidade social e de gênero, é masculina.

Agradecemos a ampla divulgação desta Nota Circular junto aos seus funcionários e demais profissionais da mídia e imprensa.

Atenciosamente.

Amadeu Borges
Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande

Cristiane Stefanny Vidal Venceslau.
Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT.

EloysaDeomar Freitas
Coordenadora Geral ATMS

Gustavo dos Santos Lima, que tirou a própria vida na quinta-feira (14) em decorreria da depressão agravada por uma caso de preconceito sexual, quando uma mãe se recusou a deixar a filha se vacinar com ele por ele ser homossexual. Foto: Facebook

 

Tags: Após mortes de LGBTsentidades emitem nota de repudio e pedem respeito ao lidar com tema
Post

Nova tempestade chega neste sábado com chuvas por todo o Mato Grosso do Sul

Próximo

Saiba o que fazer para prevenir problemas durante e após temporais

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Workshop do projeto P.E.S.S.O.A.S recebe inscrições até 6 de abril em Campo Grande
Cultura

Workshop do projeto P.E.S.S.O.A.S recebe inscrições até 6 de abril em Campo Grande

by Redação Capivara News
2026/03/24
0

A Cia OFIT está com inscrições abertas para o workshop...

Ler mais...
Suzano contribui para retirar mais de 140 mil pessoas da linha da pobreza em 5 anos em suas regiões de atuação

Suzano contribui para retirar mais de 140 mil pessoas da linha da pobreza em 5 anos em suas regiões de atuação

2026/03/24
“Maurição” mata a tia a golpes de panela e maquita em Selvíria e é preso enquanto lavava mãos em rio

“Maurição” mata a tia a golpes de panela e maquita em Selvíria e é preso enquanto lavava mãos em rio

2026/03/24
Periferia digital: Centelha ajuda a criar empresa que muda a vida de costureiras

Periferia digital: Centelha ajuda a criar empresa que muda a vida de costureiras

2026/03/24
Mais de 2,1 mil denúncias de violência infantil são registradas em 1 ano na Capital

Homem que estuprou adolescente em CG é preso Feira de Santana na Bahia

2026/03/24
Paciente de 10 anos recebe visita surpresa de pet durante internação e emociona equipe de hospital

Paciente de 10 anos recebe visita surpresa de pet durante internação e emociona equipe de hospital

2026/03/24
Homem é preso por estuprar 10 crianças da família, além de cometer zoofilia em Naviraí

Homem é preso por estuprar 10 crianças da família, além de cometer zoofilia em Naviraí

2026/03/24
Ex-prefeito Alcides Bernal mata homem a tiros por disputa por posse de imóvel no Centro de CG

Ex-prefeito Alcides Bernal mata homem a tiros por disputa por posse de imóvel no Centro de CG

2026/03/24
Josimar foi morto em Deodápolis por ter ido cobrar R$ 2,5 mil na casa do pai do assassino Ruan

Josimar foi morto em Deodápolis por ter ido cobrar R$ 2,5 mil na casa do pai do assassino Ruan

2026/03/24
Arauco avança na estrutura logística do Projeto Sucuriú com recebimento das primeiras locomotivas da Wabtec

Arauco avança na estrutura logística do Projeto Sucuriú com recebimento das primeiras locomotivas da Wabtec

2026/03/24
Ler mais...
Próximo
Saiba o que fazer para prevenir problemas durante e após temporais

Saiba o que fazer para prevenir problemas durante e após temporais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Homem fica em estado grave, após ser esfaqueado por irmão por causa de bicicleta

Homem fica em estado grave, após ser esfaqueado por irmão por causa de bicicleta

14 de Setembro de 2022
Drive e mais 45 locais estarão abertos hoje à tarde para vacinação contra Covid na Capital

Drive e mais 45 locais estarão abertos hoje à tarde para vacinação contra Covid na Capital

6 de Dezembro de 2021
Experiência do cliente é fator cada vez mais decisivo ao reservar viagens em meio a pós-pandemia

Experiência do cliente é fator cada vez mais decisivo ao reservar viagens em meio a pós-pandemia

8 de Dezembro de 2023
Com o fim de ano, emoções tendem a ficar mais afloradas; saiba como lidar com elas

Com o fim de ano, emoções tendem a ficar mais afloradas; saiba como lidar com elas

25 de Dezembro de 2024
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.