Dizem que o passar do tempo em Campo Grande pode ser medido pelas floradas dos ipês. São elas que colorem a paisagem da Cidade Morena de rosa, amarelo e branco e mostram que as árvores nativas são poderosas protagonistas no dia a dia da cidade.
É inspirado neste berro da natureza do Cerrado e neste momento de extrema beleza e exuberância, que surge o Projeto Cerrado Berrante, cujo objetivo é promover a cultura de produção de produtos de design autoral na região de Mato Grosso do Sul.
Desenvolvido pela arquiteta e designer de móveis Luciana Teixeira, da galeria escola Supapo Criativo, a proposta é lançar uma coleção inspirada na florada dos ipês, pautada na pesquisa das técnicas de artesanato regional, como a selaria da cultura pantaneira, a técnica paraguaia que utiliza o tear típico da tradicional faixa paraguaia e, ainda, técnicas de tramas étnicas que fazem referência aos saberes e fazeres ancestrais da autêntica brasilidade sul-mato-grossense. “Os objetos da coleção contam a história de importantes personalidades como o poeta Manoel de Barros e a artista visual Lídia Baís. A proposta é chamar atenção para a riqueza cultural e também expressar a exuberância região do Pantanal, utilizando design como ferramenta para chamar para nosso bioma e instigar reflexões para preservação ambiental”, pontua Luciana.
A primeira etapa desse projeto foi dedicada ao processo de criação e produção da dupla balanço e poltrona Lídia Baís, a multiartista conhecida como uma mulher à frente do seu tempo e grande expoente cultural do estado; e o Balanço Manoel de Barros, poeta cujos versos se entrelaçam aos detalhes do natureza do Cerrado e do Pantanal.
O balanço Manoel, inclusive, foi selecionado pela importante curadoria de Bruno Simões para a Exposição INTERNI DESIGN RE-EVOLUTION realizada pela ApexBrasil durante o Salone Internazionale de Milão 2023
Oficina – A segunda etapa desse projeto é a Oficina de Capacitação. Durante o período, os alunos produzirão peças juntos e aprenderão técnicas com mestres-artesãos. As aulas serão oferecidas gratuitamente pela Supapo Criativo. Luciana explica que a grande dor da cadeia produtiva moveleira local é a falta de mão de obra qualificada em vários segmentos inclusive o artesanato e é aí que o Projeto Cerrado Berrante traz sua grande contribuição. “Em uma de suas etapas, o projeto se propõe a criar uma oficina de capacitação profissional para desenvolver talentos com disposição e aptidão para trabalhos com saberes e fazeres manuais, para pessoas que necessitem de orientação de mestres-artesãos com experiência e desejo de ensinar”, explica.
As aulas da Oficina de Capacitação acontecem nos dias 6, 8, 10, 13 e 15 de março e podem se inscrever pessoas jovens e mestres-artesãos que se interessam por ARTESANATO e ARTES MANUAIS típicos da cultura local é indispensável que o candidato já tenha experiência em algum tipo de confecção de artesanato, pois a intenção é criar conexões com a produção de produtos carga horária é de 20 horas/aula e é necessário conhecimento prévio. Os participantes produzirão juntos algumas peças de mobiliário e produtos durante as aulas. Os interessados devem realizar sua inscrição pelo link :
. Participarão também alunos selecionados da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo.
O Projeto Cerrado Berrante recebeu financiamento do Fundo de Investimentos Culturais – FMIC 2021, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
Serviço
Projeto Cerrado Berrante – Oficina de Capacitação
Quando: 6, 8, 10, 13 e 15 de março de 2023
Onde: Supapo Criativo – Avenida Nelly Martins, 1210
Oficina gratuita mediante seleção da equipe Supapo Criativo. É indispensável que o candidato já tenha experiência em algum tipo de confecção de artesanato (Ex: macramê, tramas e trançados, técnicas em fios e fibras naturais)
Os interessados devem realizar sua inscrição pelo link.