Comunicado – Sesau
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vem a público pedir novamente à população que antes de procurar uma Unidade de Urgência e Emergência para atendimento, que busque uma USF (Unidade de Saúde da Família) que também atende demandas espontâneas. Por conta do aumento nos casos de sintomas de doenças diarreicas, as unidades de pronto atendimento estão superlotadas.
Na última segunda-feira (9) os atendimentos chegaram a 5.700 pacientes, quando a média é entre 2.500 e 3.000 atendimentos. Novo relatório da vigilância em saúde da Sesau mostra que as doenças gastrointestinais seguem em alta, na última semana (de 02/09 a 07/09).
Os casos subiram 157% na comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 1.207 em 2023 para 3.107 casos. De janeiro até agora, Campo Grande registrou 68.040 casos, e em 2023 foram 49.997 casos.
A Sesau ainda investiga a origem dos sintomas que podem ter relação com uma virose, alimentos, água contaminada, ou ainda sintomas de alguma outra doença como a COVID, por isso muitos pacientes estão sendo testados para a COVID nas nossas unidades de saúde. A Sesau alerta que não há motivos para preocupação, os sintomas são tratáveis e todas as medidas estão sendo tomadas para equipar as unidades de saúde que desde ontem receberam o reforço de mais médicos.