A Fundação Social do Trabalho (Funsat) realizou nesta quarta-feira (25), a 4ª edição do Feirão de Oportunidades, com mais de 30 empresas parceiras oferecendo vagas de emprego nas mais diversas áreas e funções. A iniciativa, que tem por objetivo conectar contratantes e trabalhadores que buscam uma oportunidade no mercado formal, aconteceu no Senac Hub Academy e somou 174 atendimentos/encaminhamentos para o mercado de trabalho da Capital.
A proposta do feirão é agilizar o trâmite dos recrutamentos, uma vez que os processos de seleção e contratação são realizados na mesma data e local. É uma oportunidade única para contratações de forma prática e rápida, possibilitando o contato entre trabalhadores e empregadores após o processo de triagem e, posteriormente, entrevista.
Este é o caso de Reginaldo Olegário Silva, de 39 anos, que compareceu à ação convidado pela esposa e acabou saindo empregado. “Eu estava desempregado há quase dois meses e vim sem expectativa, por iniciativa da minha esposa, que também está à procura de emprego. Vim fazer entrevista para motorista de caminhão, que é minha classificação. Preenchi um formulário com os atendentes da Funsat, assisti uma palestra motivacional muito boa e depois fui encaminhado para a sala onde estavam as empresas. Na primeira entrevista que eu fiz, fui contratado. O coração nem cabe no peito, a alegria é muito grande”, comemora o trabalhador.
“Desde o início o atendimento foi ótimo, acolhedor. Agradeço muito à Funsat pelo trabalho que estão fazendo, que é maravilhoso. Sem isso, talvez eu não ia conseguir. As empresas estão sendo ágeis, rápidas nas respostas. Espero que a Prefeitura continue com essas ações tão importantes para a população, porque não só traz o emprego, mas a coletividade, o atendimento humanizado. O cidadão campo-grandense hoje se sente mais acolhido”, complementa.
Primeira da fila na ação de hoje, Jennyfer Maia Ramos, de 28 anos, chegou horas antes do início dos atendimentos. “Eu e minha prima não sabíamos direito como iria funcionar, se era por ordem de chegada, então viemos mais cedo por garantia. Sou formada em psicologia e estou desempregada há alguns meses”, conta Jennyfer, que tem experiência como auxiliar administrativo.
“Eu acho muito interessante esse tipo de ação porque é uma grande oportunidade para o público. Tem muita gente desempregada e atrás de serviço. Depois da pandemia muita gente ficou parada e teve que se virar, então é muito bom ter isso, mas tem que correr atrás”, comenta.
Para a Consultora de Inovação do Senac, Camila Petrelli, um dos objetivos da parceria nesse feirão foi garantir a acessibilidade – pela localização do Senac, no centro -, além de oferecer mais comodidade para as empresas e candidatos. “Nosso objetivo foi garantir que, enquanto as pessoas estivessem aqui aguardando as entrevistas, tivessem palestra sobre qualificação profissional. Já as empresas que se prontificaram a vir e fazer parceria com a Funsat, foram contempladas com um curso”, explica Camila, referindo-se a palestra sobre habilidades comportamentais ministrada pelo especialista em Gestão e Atendimento, Sanger Santos.
Segundo a Coordenadora de Vagas e Emprego, Denize Morais, a ideia da palestra sobre comportamento veio de uma necessidade apontada pelas empresas. “Muitos candidatos não se atualizam e não sabem como se comportar em uma entrevista de emprego, então acabam perdendo a oportunidade de conquistar uma vaga”.
A gerente de RH e Departamento Pessoal dos Supermercados Pires, Andréia Rodrigues, comenta que a empresa sempre participa dos feirões promovidos pela Funsat. “Essas ações dão bastante retorno, assim como os encaminhamentos após o evento, suprindo a necessidade que temos. Hoje oferecemos 159 vagas em várias funções para 25 mercados, e a maioria não exige experiência. A gente dá oportunidade para quem quer aprender, mesmo tendo pouca ou nenhuma experiência. Essas ações têm que continuar, porque se aproximam da população”, aponta Andréia.
O feirão contou com a participação de empresas como MRV Construções, Mais Q Pão Conveniências, JBS, Grupo Pereira, Assaí Atacadista, Real Food Alimentação, Sementes Pastoforma, Telemont e Raia Drogasil.