No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Feirante. Profissionais que garantem para a população o alimento de cada dia. Um trabalho que começa com o plantio até a colheita, e depois na venda dos produtos, sendo a principal ou única renda de muitos agricultores. Para aumentar a comercialização dos produtos e conseguir bons resultados, os feirantes atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS contam com a ajuda dos agentes de negócios.
“É o profissional que faz a interlocução entre quem quer comprar e quem precisa vender. Promove o encontro comercial, seja por meio de políticas públicas e/ou mercados privados entre as partes compradoras, fornecedores físicos e/ou jurídicos”, explica a agente de negócios Cláudia de Matos Fernandes.
Durante o atendimento aos feirantes, os agentes de negócios identificam pontos de melhoria para a vendas e oferta dos produtos, organizar de forma correta a banca, elaboração de ações para atrair os clientes, divulgação da realização da feira, cuidados no atendimento, dicas de higiene e manipulação dos alimentos. Além dessas informações, o feirante ainda pode usar da criatividade para ampliar as vendas e cativar ainda mais os clientes.
“Divulgar os produtos e a realização da feira em redes sociais, na rádio local, em veículo de som, criar promoções. Conhecer bem seu produto, ouvir o cliente com atenção tentando a melhor forma oferecer o produto de acordo com a necessidade do consumidor, manter a limpeza do espaço, da banca, dos produtos, da balança, emitir comprovante fiscal a fim de comprovação do preço praticado na venda de sua produção e, consequentemente, da renda da propriedade e a organização dos feirantes por meio de uma associação representativa.”
Em 2022, foram atendidos pelo Senar/MS 176 feirantes em 10 munícipios, que juntos, somaram R$ 119.843,00 em comercialização de produtos. No primeiro semestre de 2023 foram 81 feirantes assistidos com total de R$ 24.000,00 em vendas.
O feirante que se interessar deve ser produtor atendido pela ATEG e a feira precisa ter um número considerável de produtores. A coordenação ou a gestão pública podem solicitar uma conversa informal para a melhor as melhores condições da assistência que será feita pelo agente de negócios.