A dor de perder um bebê antes mesmo do nascimento afeta uma em cada cinco mulheres no Brasil. Médico que já presenciou o sofrimento de muitas famílias, o senador Nelsinho Trad apresentou Projeto de Lei, de número 7 de 2024, para garantir atendimento digno, especializado e solidário a essas mães nos hospitais.
“A proposta visa oferecer um ambiente de suporte emocional e psicológico adequado para as mulheres em um dos momentos mais difíceis de suas vidas. É fundamental avançar pela humanização do atendimento hospitalar, assegurando a saúde mental e a dignidade das mães enlutadas.”, afirma o senador Nelsinho Trad.
De acordo com a iniciativa do parlamentar sul-mato-grossense, hospitais e maternidades são obrigados a disponibilizar leitos ou alas separadas para mães que sofreram perda gestacional, além de acompanhamento psicológico para a gestante e o pai desde a internação até o pós-operatório. “Essa realidade dolorosa merece atenção e cuidado especializado”, destaca o autor.
Essa proposta, segundo o senador Nelsinho Trad, já passou a ser adotada pela Maternidade Cândido Mariano em Campo Grande. “Com a iniciativa, o Brasil avança na proteção à saúde mental das mulheres e estabelece um marco na legislação do SUS.”