Com o apoio do senador Nelsinho Trad, a Embaixada do Líbano no Brasil e o Congresso Nacional realizam, a partir desta terça-feira (14), a exposição “Beirute: o Caminho dos Olhares”. A cerimônia de abertura ocorrerá às 15h no Salão Negro do Congresso, com a presença de parlamentares e autoridades.
A mostra do fotógrafo libanês Dia Mrad retrata as consequências da explosão que assolou o centro de Beirute, capital libanesa, em 2020. O público poderá visitá-la até 10 de março.
Mais de dez milhões de descendentes libaneses vivem no Brasil, quatro vezes a população do Líbano, sendo que muitas famílias encontraram-se em Mato Grosso do Sul. Beirute, uma das cidades mais antigas do mundo, carrega a história de ter sido destruída e reconstruída sete vezes.
Neto de imigrantes libaneses, o senador Nelsinho Trad acompanhou a missão presidencial brasileira àquele país logo após a tragédia. “Um cenário desolador. Ao mesmo tempo, fiquei impressionado com a força dos libaneses. Eu me deparei com uma fila e perguntei ao tradutor o que era aquilo. Ele me explicou que eram voluntários, a própria população, para poder ajudar a reconstruir o desastre que estava acontecendo. Esse é o espírito do povo libanês.”
A exposição fotográfica mostra as consequências da explosão, capturando duas narrativas paralelas: a destruição dos edifícios históricos de Beirute e o marco zero da explosão, focando nos silos de grãos que atuaram como um escudo para a cidade.
“A realização desta exposição na sede do Congresso Nacional tem por objetivo mostrar o que realmente aconteceu; sensibilizar as autoridades brasileiras dos graves impactos desse terrível desastre; e relembrar a todos de que o povo do Líbano ainda espera por uma justiça que já tarda”, explicou a embaixadora Carla Jazzar.
Serviço
“Beirute: o Caminho dos Olhares”, de Dia Mrad Abertura: terça-feira (14/02) Horário: 15h Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Visitação: de 14 de fevereiro a 10 de março, de 9h a 17h em dias úteis.