Em uma iniciativa voltada para promover a diversidade cultural e a representatividade negra, a primeira edição da Mostra “Pretou” está acontecendo em Campo Grande. Em seu segundo dia, artistas negros falam sobre sua arte e representatividade na cultura local, a partir das 17h, na Cervejaria Capivas. Idealizada pelo artista da moda Fábio Castro, a mostra é gratuita.
“Queremos dar evidência para os artistas pretos mostrarem seus trabalhos autorais, coisas que as pessoas estão fazendo, suas ideias e referências”, diz Castro sobre a motivação por trás da mostra. Ele enfatiza a importância de proporcionar acesso à arte negra, muitas vezes marginalizada, em uma parte central da cidade, facilitando a conexão entre os artistas e o público.
Com uma programação diversificada, a mostra apresentará uma série de atividades culturais, incluindo exibição de filmes, dança, poesia, pintura ao vivo, desfile de moda, exposição de artes visuais, apresentações musicais e rodas de conversa. “O objetivo da mostra é dar visibilidade para esses artistas, mostrando o que está sendo feito por eles e a representatividade também”, destaca o idealizador.
A curadoria foi cuidadosamente elaborada por Fabio, que selecionou uma variedade de artistas de diferentes áreas, desde música até cinema e literatura, para participar do evento. Destacam-se nomes como Silveira, reconhecido músico local, e Bia Ramos, renomada coreógrafa de dança, o ator Yago Garcia, Dj TGB, entre outros.
Além de celebrar a riqueza da cultura negra, a mostra também desempenha um papel crucial na afirmação da identidade cultural do Estado de Mato Grosso do Sul. “É uma oportunidade de firmar a cultura negra no Estado, um reconhecimento dessa cultura, colocando em evidência esses artistas”, ressalta o idealizador. Ele enfatiza a importância de eventos como esse para promover uma verdadeira democracia cultural, reconhecendo a presença e contribuição dos negros em todas as esferas da arte.
A Mostra “Pretou” é um convite para todos se envolverem com uma expressão autêntica da cultura negra, celebrando a diversidade e o talento dos artistas locais. O projeto foi contemplado com recurso da Lei Paulo Gustavo (LPG), do MinC – Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio de edital da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande, instituição vinculada à Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).
O Capivas Cervejaria fica na rua Pedro Celestino, 1079. Mais informações pelo Instagram @vitrinedomato.
Programação:
DIA 9 de maio:
– 17h00: Bate-papo com artistas negros da literatura;
– 19h00: Intervenção teatral com Yago Garcia;
– 20h00: DJ TGB;
– 20h30: Intervenção de dança com Arielll Lucasss e Bia Ramos;
– 21h00: Desfile de moda com marcas Touché, Ayele Tissu e Pele Preta;
– 21h30 – 22h30: Apresentação musical com Silveira