Com o objetivo de apoiar as cidades sul-mato-grossenses na implementação de uma agenda local de trabalho em relação às mudanças climáticas, levando em consideração a meta Estado Carbono Neutro – 2030, o Governo de MS, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), e o Sebrae/MS, assinaram na manhã desta segunda-feira (1º) um termo de compromisso. A parceria prevê, inicialmente, a identificação das potencialidades e vulnerabilidades dos municípios, a partir do Sistema Roadmap – um roteiro de desenvolvimento de projetos.
A assinatura do termo ocorreu na abertura do “Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul”, promovido pelo Governo do Estado ao longo dos dias 1º e 2 de abril, na sede do Sebrae, em Campo Grande. O evento reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil, tendo como tema: “Por um MS verde, o tempo é agora”.
Segundo o governador Eduardo Riedel, o termo de compromisso entre Governo do Estado e Sebrae irá auxiliar Mato Grosso do Sul a atingir a meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até 2030, algo previsto no Plano Estadual MS Carbono Neutro (PROCLIMA). “É uma parceria com o Sebrae para que a gente possa estruturar de uma maneira adequada as diferentes regiões do Estado no que diz respeito à balança de Carbono”, disse o chefe do Executivo.
Segundo o governador Eduardo Riedel, o termo de compromisso entre Governo do Estado e Sebrae irá auxiliar Mato Grosso do Sul a atingir a meta de se tornar um território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro. Imagem: Sebrae/MS
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, explica que esse trabalho com os municípios é fundamental para engajá-los na pauta “verde”, uma agenda estratégica em âmbito estadual. “Assinamos o termo para fazer uma avaliação de como os municípios se encontram em termos de mudanças climáticas: se existe legislação, se existe preparação. Então, queremos fazer um diagnóstico, junto aos municípios de MS, para que eles também entrem na pauta de mudanças climáticas, tanto de adaptação, como de mitigação”, pontuou.
“Junto ao Governo, vamos ajudar com que os municípios possam implementar ações de mitigação hoje, mas, principalmente, para que possamos conseguir atingir o rating de Carbono Neutro. Queremos trazer o verde para a economia, para transformar isso em receita para os pequenos negócios, em geral, e da nossa população. A ideia do nosso trabalho é também mostrar a esse pequeno empresário como que ele também se beneficiar dessa oportunidade do Estado ser Carbono Neutro até 2030”, complementa o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.
O termo de compromisso é um desdobramento de um projeto piloto do Sebrae, intitulado Rating Município Carbono Neutro (RMCN), que visa avaliar a capacidade dos municípios em desenvolver políticas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e neutralizar as emissões de gases efeito estufa.
A assinatura do termo ocorreu na abertura do “Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul”, promovido pelo Governo do Estado ao longo dos dias 1º e 2 de abril, na sede do Sebrae, em Campo Grande. Imagem: Sebrae/MS
O projeto identifica o estágio do município em relação à política de mudanças climáticas, propõe uma agenda adequada à realidade da cidade e facilita a captação de recursos para a agenda local. São eixos do projeto: mudanças climáticas, gestão territorial, capacidade administrativa, capacidade financeira, governança e ambiente de negócios. Os próximos passos são a aplicação do diagnóstico do rating Carbono Neutro em 12 cidades do Pantanal Sul-mato-grossense; seguida da elaboração do Plano de Ação para mudanças climáticas – agenda local.
Também participaram da abertura do Fórum os conselheiros do Sebrae/MS: o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna; o diretor-presidente da Fundect, Marcio de Araujo Pereira; além da diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha; o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, entre outras autoridades.
Fórum Estadual de Mudanças Climáticas
Esse é o primeiro evento do Fórum, instituído pelo Governo do Estado em 2022, para ser um espaço de debates para o enfrentamento da agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em Mato Grosso do Sul. O evento teve início no dia 1º de abril. Pela manhã, a programação também incluiu palestra sobre a urgência da transição climática e a transformação do verde em valor.
À tarde, o Fórum terá dois painéis: “Agenda Climática: Missões e Mitigação”, onde especialistas discutirão sobre a adesão dos municípios à agenda climática, o papel do setor produtivo nesse contexto, entre outros; já o segundo painel, “Conectando os Três Pilares da Sustentabilidade na Prática”, trará reflexões sobre ações de restauração como indutoras de desenvolvimento, produção sustentável e seus impactos sociais e a contribuição do turismo para a ação climática.
No dia seguinte, 2 de abril, o evento oferecerá oficinas práticas, todas voltadas para a aplicação de soluções sustentáveis em diferentes setores. Um dos destaques será a oficina “Estratégia Carbono Neutro”, com o Sebrae/MS. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.