O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Walter Carneiro Júnior, ressaltou o atual momento vivido por Mato Grosso do Sul no setor da agricultura familiar durante sua participação na Conferência Regional da Agricultura Familiar, que ocorre nesta quarta-feira (21), na sede da Embrapa, em Dourados.
Representando a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o governo do Estado, ele destacou a importância do diálogo e da construção de demandas para garantir que o PPA (Plano Plurianual) do Estado atenda às necessidades da agricultura familiar.
O PPA é um plano de médio prazo, com duração de quatro anos, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública de forma regionalizada. Ele é organizado em programas e ações, visando fornecer bens e serviços para a população.
O secretário-adjunto enfatizou a gestão do governador Eduardo Riedel na implementação de políticas públicas direcionadas ao setor, mencionando, entre outros avanços, a regularização fundiária.
Além disso, ele ressaltou a entrega de maquinários, insumos e a titulação de terras como conquistas significativas.
Carneiro Júnior também mencionou a existência de projetos e ações futuras que visam fortalecer ainda mais os agricultores familiares ao longo do mandato.
“O Mato Grosso do Sul vive um importante momento, que é o diálogo, dialogar com as instituições, dialogar com a agricultura familiar, construir agora as demandas que a agricultura familiar tem pra definir dentro do PPA (Plano Plurianual) do Estado de que forma que os programas poderão ser executados”, defendeu o secretário-adjunto.
Segundo ele, ao mesmo tempo em que se discute o PPA do Estado, discute-se as demandas da agricultura familiar para que esse segmento continue sendo atendido de forma tão especial como vem sendo nos últimos anos.
“É um momento especial, com entregas de maquinários, insumos, regularização fundiária titulando terras”, reforçou ele, considerando ainda outras ações do governo que serão colocados em práticas ao longo do mandato como forma de fortalecer ainda mais o homem do campo.
EVENTO
A Conferência Regional da Agricultura Familiar está sendo promovida pelo Governo do Estado por meio da Agraer e da SEAF/Semadesc.
Seu objetivo principal é coletar dados e informações que proporcionem um diagnóstico da realidade das pequenas comunidades rurais, permitindo que o trabalho em prol da agricultura familiar seja direcionado às necessidades específicas de cada localidade.
O evento conta com a presença de autoridades como o secretário Executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto Mello, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, o deputado estadual Zeca do PT, o chefe-geral da Embrapa-CPAO, Harley Nonato de Oliveira, o secretário municipal de Agricultura, Ademar Zanatta, além de representantes de assentados da reforma agrária, indígenas, quilombolas e pequenos produtores rurais.
Assessoria.