Com o Programa ‘Pra Frente Saúde”, a candidata a prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), projeta transformação no setor para devolver a dignidade no atendimento aos usuários do sistema público. A prioridade é colocar em ordem o estoque de medicamentos e as filas por consultas, cirurgias, exames e leitos em hospitais.
O projeto de Rose engloba uma série de ações, como mutirões, descentralização da central de compras, repactuação de leitos, auditoria das filas e uma ampla modernização do sistema para interligar as ações e agilizar, por exemplo, a compra e distribuição dos medicamentos.
A fila de 75 mil pessoas por consultas, cirurgias e exames será alvo de auditoria. “Com urgência, precisamos verificar quem já foi atendido e quem ficou para trás”, frisou Rose. Combater o não comparecimento dos agendados é outra estratégia que será colocada em ação, com serviço de disparo de mensagens.
Ao mesmo tempo, Rose realizará mutirões para diminuir ao máximo as filas do Sistema de Regulação. Os mutirões vão utilizar os médicos da rede, como plantão, além de parcerias com a rede pública e filantrópica.
A candidata a prefeita vai ampliar também a capacidade de atendimento e modernizar a Central de Telemedicina. Serão 14 pontos espalhados nas sete regiões da cidade, inicialmente, para aumentar o acesso a médicos especialistas nas consultas.
Repactuar os contratos com a rede pública e filantrópica da cidade e buscar o aumento de teto financeiro no Ministério da Saúde é outra meta de Rose. Dessa maneira, ela pretende ampliar leitos hospitalares e atendimentos ambulatoriais tanto na rede filantrópica quanto na rede privada.
“Há recursos do governo federal no Programa de Cirurgias Eletivas do Ministério da Saúde”, destacou a candidata. Como deputada federal, Rose viabilizou via emendas R$ 53,8 milhões só para o setor da saúde.
A candidata a prefeita está consciente de que há muito trabalho pela frente para arrumar a casa. “Precisamos fechar a torneira da gastança, promover inovações para tirar a cidade do atraso e voltar a ter recursos para fazer investimentos em saúde, educação, habitação entre outras áreas”, disse.
“Nossa proposta é fazer de Campo Grande uma cidade inteligente, reconhecida por sua eficiência, pela transparência na gestão e por serviços de excelência, que garantam mais qualidade de vida a seus moradores”, completou a candidata. “Vamos fazer isso junto com o servidor público, que é quem entrega o serviço à população e com muito diálogo com as pessoas”, finalizou Rose.