Durante visita a SIRPHA – Lar do Idoso, a candidata à prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil), destacou que vai implementar políticas públicas transversais entre as secretarias apontando uma visão integrada para a pessoa idosa. “Vamos garantir às pessoas com mais de 60 anos acesso à educação, saúde, cultura, assistência social, esporte, cursos de qualificação, e muito mais”, destacou.
Rose Modesto pretende montar unidades do Centro Dia do Idoso em Campo Grande. São unidades públicas destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e apoiar as famílias impossibilitadas de prover suas necessidades, representando fortalecimento da rede de Proteção Social Especial e inovação na oferta de políticas públicas para a população idosa. “Muitas vezes a família não tem condições de ficar com o idoso durante o dia. Nesses locais os idosos poderão passar o dia, socializando com outras pessoas, fazendo cursos e outras atividades, voltando para casa de noite”, explicou.
Também serão desenvolvidas políticas de envelhecimento ativo e combater a exclusão social da pessoa idosa. “Existe um preconceito que precisa acabar. O gestor precisa ter sensibilidade com a pessoa idosa. Eles têm muito a oferecer ainda, muita saúde e muita disposição”, continuou. Serão promovidas ações culturais, de lazer e esportivas para a população idosa em todas as regiões da cidade, para inclusão social e promoção da saúde
Rose Modesto também vai promover parcerias com o terceiro setor para a ampliação de atendimento em diversos segmentos sociais. “Vamos repactuar e aumentar os repasses que são feitos para fortalecer ainda mais essa rede de atendimento. O terceiro setor é fundamental para a gente garantir uma cidade melhor e justa para todo mundo”, disse.
Rose Modesto também pretende ampliar a rede de proteção social. Fortalecer os serviços de assistência social, como CRAS e CREAS, garantindo ampliação do atendimento, bem como melhorar a estrutura física das unidades.