O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro de Mato Grosso do Sul (PRTB-MS), sob a liderança de Capitão Contar, realizou sua convenção municipal em Campo Grande. O ex-deputado estadual fez anúncios sobre o futuro político do partido e estratégias para as eleições municipais de 2024.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de lançar uma chapa de vereadores para disputar as eleições municipais deste ano, Capitão Contar esclareceu. “De 2023 até meados de 2024, o PRTB nacional passou por disputas judiciais envolvendo a troca de comando, o que causou uma importante insegurança sobre os diretórios estaduais e municipais. O desfecho disso se deu há poucos meses, o que inviabilizou a estruturação partidária no nosso estado. Por isso, decidimos liberar nossos filiados a migrarem a outros partidos de direita para concorrerem nas eleições municipais de 2024”.
A presença de Capitão Contar nas discussões políticas locais gerou especulação na mídia sobre uma possível aliança com a prefeita Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição apoiada pela senadora Tereza Cristina, ou com a pré-candidata a prefeita de Campo Grande, Rose Modesto (União Brasil).
No entanto, Capitão Contar reafirmou a posição do partido: “O PRTB nacional agora está sob novo comando e hoje temos uma maior segurança para encabeçar candidaturas próprias no futuro. Nosso objetivo é muito claro: vamos construir, a partir destas eleições, os seus diretórios a nível estadual e municipal, visando 2026. A partir dos resultados de pesquisas eleitorais, somados à opinião pública e aos recentes desdobramentos políticos no estado, o partido decidiu não lançar candidatura para vice nem à prefeitura de Campo Grande. Temos um projeto em andamento de disputar uma das vagas de Senador em 2026”.
O ex-deputado também abordou o tema das coligações e apoios, afirmando que ainda pode definir quem apoiar. “Deixei o partido preparado para ter a liberdade de decidir. Estarei analisando o melhor plano de governo para Campo Grande, as coligações e alianças partidárias confirmadas. Manterei a neutralidade até analisar todas as possibilidades. E no futuro, poderemos apoiar alguém. Como nossos ex-filiados e apoiadores migraram para outros partidos, decidimos não fazer coligações neste momento. Assim, tenho a liberdade de apoiá-los individualmente nessas eleições, tanto na capital, como no interior”.
Capitão Contar e PRTB-MS estão focados em consolidar a presença no partido no cenário político estadual e se preparam para desafios maiores nas eleições futuras.