Com o objetivo de promover a cultura e valorizar a música popular brasileira para a pessoa idosa, a Secretaria de Assistência Social (SAS) em Parceria com a Secretaria de Cultura (Sectur) promoveu, esta semana, o Cinepalco, projeto sociocultural do Cine Experience, plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas.
O evento aconteceu no Centro de Convivência Vovó Ziza, com a apresentação do filme “Clube da esquina – Os Sonhos não envelhecem”. Dirigido por Dennis Carvalho, a obra retrata um dos maiores movimentos da música popular brasileira e conta a trajetória artística do cantor Milton Nascimento, descrevendo a amizade e um movimento artístico que entrou para história.
A secretária adjunta, Inês Mongenot, participou do evento que também reuniu idosos do CCI Jacques da Luz e enalteceu a parceria entre as secretarias. Ela falou sobre a importância de promover eventos que incentivam a cultura e a música popular brasileira para os usuários.
“É sempre uma alegria participar de eventos tão importantes e felizes como esse. O Cine Palco traz uma dinâmica que proporciona um contexto descontraído e diferente, uma oferta que incentiva a cultura através da parceria entre a SAS e Sectur. Agradecemos a todos os servidores envolvidos, pois o nosso objetivo é oferecer o melhor para os nossos usuários”, disse.
A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, explicou que o Cinepalco está passando por 40 cidades do país. “É um projeto maravilhoso e emocionante que oportuniza momentos únicos, trazendo cultura e proporcionando socialização”, pontuou.
O projeto foi apresentado aos usuários dos Centros de Convivência Vovó Ziza, Elias Lahdo e Edmundo Scheunemann, totalizando 140 idosos. O local foi equipado com uma tela e som de alta definição. O foco é possibilitar o acesso a experiências de manifestações artísticas e culturais, desenvolvendo interação e fortalecimento de vínculos.
Reflexão
Para o professor aposentado Mário Amaral Rodrigues, de 88 anos, que faz parte do SCFV do CCI Vovó Ziza há um ano, o filme trouxe uma reflexão importante sobre a cultura e a música brasileira. “Valeu muito a pena, voltei ao passado com os relatos de amizades, além de mostrar um pouco do cenário da música brasileira, também conta a história do nosso país, uma reflexão importante nos dias de hoje”, disse o aposentado.
Dona Joana, aposentada de 66 anos, faz parte do SCFV do CCI Edmundo Scheunemann há quase dois anos. Para ela eventos como esses são fundamentais para promover a interação do grupo e aumentar a autonomia. “Eu amei o passeio, gostei muito da recepção e o lanche foi maravilhoso. O filme nos fez reviver as histórias da música popular brasileira, estimulando a cultura do nosso país”, frisou.
O superintendente da Proteção Social Básica da SAS, Artêmio Fersoza, falou da importância de promover o bem-estar através de ações que melhorem a autoestima dos idosos atendidos pela rede de assistência social. “As nossas unidades trabalham incansavelmente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários através de passeios, atividades socioeducativas, esportes, dança e outras ações que valorizem a pessoa idosa, e o Cinepalco sem dúvida, trouxe essa proposta com excelência. Foi um sucesso”, finalizou.