Uma iniciativa inovadora que alia sustentabilidade e apoio à agricultura familiar faz aniversário neste mês de maio. O projeto “Adubando Oportunidades”, que é realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, completa um ano de funcionamento.
Cumprindo quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto “Adubando Oportunidades”, garantiu ao longo do último ano o manejo correto dos resíduos e a entrega de mais de 720 toneladas de adubo orgânico aos produtores. Somente neste mês foram cerca de 100 toneladas.
“Nessa parceria com a Sidagro, nós das empresas sementeiras, pudemos dar uma finalidade correta e produtiva para os resíduos das sementes. O projeto surgiu por iniciativa da Prefeitura. Uma equipe de técnicos da Sidagro vieram aqui e observaram que havia esse resíduo de sementes e sugeriram a parceria para aproveitar e fazer o material orgânico para ofertar aos agricultores familiares”, explica Arnaldo Suzukawa, da Sementes Boi Gordo.
Proprietário da Chácara Vitória, localizada no Assentamento Sucuri, José Melquíades da Silva, é um dos beneficiados pelo adubo. Ele conta que trabalha com citros e também com manga de qualidade. “Trabalho por safra e a Sidagro sempre está aqui conosco apoiando em tudo. Eu só tenho a agradecer todo apoio, sempre temos algum serviço sendo prestado aqui”, diz.
Para participar do projeto é preciso estar inscrito no Cadastro Municipal do Produtor. Para realizar o cadastro é preciso procurar a Secretaria no telefone 4042-0497 ou se dirigir até a sede no endereço Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto cumpre as ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – ao apoiar a segurança alimentar e promover práticas agrícolas sustentáveis. A ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis – ao incentivar a redução de resíduos. A ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima – ao reduzir o uso de fertilizantes químicos e promover o sequestro de carbono no solo e a ODS 15 – Vida Terrestre – ao utilizar adubo orgânico, o que ajuda a manter a saúde do solo e a biodiversidade.