Quem passa pelo Parque dos Poderes aos fins de semana encontra uma paisagem que se tornou parte da rotina de Campo Grande. Caminhadas, corridas, bicicletas, patins, exercícios ao ar livre e famílias ocupando o espaço fazem do complexo um dos principais pontos de lazer e atividade física da Capital. Essa transformação ganhou forma a partir da primeira grande revitalização do Parque, projeto que teve participação direta da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e do professor Marcelo Miranda na elaboração.
À época diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo participou das discussões que levaram à criação de uma estrutura pensada também para quem utiliza o Parque para praticar exercícios. Em dezembro de 2020, o então secretário Eduardo Riedel afirmou que o governador havia conversado com Marcelo e solicitado a elaboração de um projeto para melhorar a estrutura do local, com atenção especial à qualidade de vida da população e à preservação ambiental.
Formado em Educação Física e com décadas de atuação na área esportiva, Marcelo levou para a discussão uma perspectiva voltada ao uso cotidiano do espaço. O projeto incorporou quatro quilômetros de pista de caminhada e corrida, 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central, três estações de ginástica, 70 bancos de descanso, acessibilidade, paisagismo e um centro de apoio aos frequentadores. A revitalização recebeu investimento total de R$ 20,11 milhões.
“Quando você pensa um espaço público para a população, precisa pensar em como as pessoas vão usar esse espaço. O Parque já era procurado para caminhar, correr e andar de bicicleta. O nosso papel foi ajudar a transformar essa demanda em uma estrutura adequada, segura e acessível, que estimulasse ainda mais a prática de atividade física e o convívio”, afirma o professor Marcelo Miranda.
A revitalização ampliou a oferta de atividade física no programa Amigos do Parque, que já fechava parte das vias aos fins de semana para caminhadas, corridas, bicicletas e patins. Para o professor Marcelo Miranda, a obra foi pensada para proporcionar mais esporte, qualidade de vida, sustentabilidade, mobilidade urbana e preocupação com o meio ambiente.
A revitalização foi concluída e entregue em julho de 2022, transformando a estrutura de um espaço que, desde sua criação, não havia passado por uma reforma completa. Para Marcelo, a experiência reforçou uma ideia que acompanha sua trajetória como professor de Educação Física e gestor público: espaços públicos também podem ser instrumentos de promoção da saúde, convivência e qualidade de vida. “O Parque dos Poderes mostra que uma obra de infraestrutura pode ir muito além do concreto e do asfalto. Quando você cria condições para as pessoas caminharem, pedalarem, se exercitarem e ocuparem a cidade, você está investindo diretamente na qualidade de vida”, afirma.
Sobre o candidato
Professor Marcelo Miranda é candidato a deputado estadual em Mato Grosso do Sul. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em Treinamento Desportivo pela PUC Minas e mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi diretor-presidente da Fundesporte entre 2015 e 2022 e secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura entre 2023 e abril de 2026.




















