Reforçando as ações de combate ao feminicidio, a Prefeitura de Campo Grande por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), realizada nesta terça-feira (6), o WorkShop “Combate ao Feminicío – uma luta que também é sua”, alusivo à Semana Estadual de Combate ao Feminicídio.
O evento, voltado às lideranças comunitárias, acontece às 14h no auditório da Casa da Mulher Brasileira e será ministrado pela Promotora de Justiça do Tribunal do Júri de Campo Grande, Luciana Rabelo.
A Lei nº 5.202, de 30 de maio de 2018, instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1º de Junho, como “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, iniciando a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”.
A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015, conhecida como Lei do Feminicidio que torna o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos.
Feminicídio é o assassinato marcado pela desigualdade de gênero. Ele ocorre quando a vítima é mulher e quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher.