A Prefeitura de Campo Grande está avançando com as obras na ciclovia da Avenida Gury Marques. Pelo ritmo dos trabalhos e caso não ocorra nenhum contratempo climático, a previsão é que ainda este semestre estará concluída a ciclovia que vai dar mais segurança aos ciclistas que transitam pela região das Moreninhas.
A obra foi anunciada pela prefeita Adriane Lopes em agosto deste ano, durante a entrega da revitalização da Avenida dos Cafezais e como parte da programação dos 124 anos de Campo Grande.
De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), a obra abrange 1,2 km de pista, que tem 3 metros de largura. No local já foram colocadas capa asfáltica no trecho entre a Avenida dos Cafezais até próximo à entrada principal das Moreninhas. Na linha de frente, a equipe que trabalha na implantação da base já está próxima ao ponto final da ciclovia, que é a Gury Marques com a Rua Buenópolis.
Concluída a parte de pavimentação, será iniciada a construção dos meios-fios e a sinalização.
Antônio Angrisano tem um ponto de venda de água de coco e garapa bem no início da ciclovia há mais de uma ano e meio. Está feliz com o que representa esse investimento da Prefeitura para as pessoas que transitam por ali diariamente em suas bicicletas para trabalhar, fazer compras ou mesmo praticar esporte.
“Por aqui passam mais de 50 ciclistas por dia, principalmente no horário de pico. Tem grupos de mais de 20 que passam por aqui para ir para o Anel Rodoviário e essa obra com certeza vai trazer mais segurança para todos nós”, completa.
De acordo com a diretora-adjunta da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Andrea Figueiredo, existem em Campo Grande 110 km de malha cicloviária composta por ciclovia, ciclofaixa e calçada compartilhada. A ideia é fazer as ciclovias em canteiros centrais de maneira segura, ligando todas as regiões da Capital.
Com mais esse investimento, a Prefeitura dá mais segurança para quem usa bicicleta para se locomover. Depois que essa obra ficar pronta, o ciclista poderá percorrer o trecho entre a Rua Benópolis até a Avenida Fábio Zahran, sem ficar disputando espaço com os carros, motos e caminhões em vias de tráfego rápido e de grande fluxo como a Gury Marques e a Avenida Costa e Silva.
Essa ciclovia que está construída vai interligar também com o projeto do novo acesso pavimentado para as Moreninhas. Serão asfaltadas as ruas Floreal, Ubirajara Guarani, Cana Verde, Salomão, Jaguariúna, Israelândia, Joaquim Leonardo Maia, Camocim, Osni Moura, Bento de Souza, Crispim Moura, Equipe Gugelmin, Equipe Barrichelo, Inconfidentes e Buenópolis.
A ciclovia vai onde ficam a Inconfidentes e Buenópolis, e com isso quem mora mais ao fundo das Moreninhas não precisa entrar pela via principal e acessar as ruas mais movimentadas da área central do bairro.