Com foco na valorização dos professores da Rede Municipal de Educação (Reme), a prefeita Adriane Lopes (PP), deu mais um importante passo para o fortalecimento da categoria nesta segunda-feira (19), ao anunciar o chamamento de 487 novos profissionais concursados para exercer a função na Rede Municipal.
Durante o encontro a prefeita aproveitou para comunicar também, a publicação no Diário Oficial, a partir do dia 2 de setembro, das promoções horizontal (mudança de letra) e vertical (títulos) para a carreira do magistério, que estavam travadas há seis anos, além do adicional por tempo de serviço.
Na carreira do Magistério o tempo de serviço na rede é representado por letras, indo da letra A (início de carreira) até a letra J (final de carreira). Já a promoção vertical (títulos), é a movimentação do profissional de educação de um nível para outro superior, como a graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Os anúncios foram realizados em reunião com a diretoria da ACP e equipe técnica da Prefeitura de Campo Grande. O presidente da entidade, Gilvano Bronzoni e representantes da categoria, elogiaram a gestão democrática e o empenho da prefeita Adriane em cumprir os acordos firmados com os profissionais.
“Começamos a semana com essa boa notícia de mais um chamamento do concurso público, muito importante para a valorização do Magistério. Agradecemos muito o empenho da gestão e a importância do cumprimento do acordo da lei das promoções que estava travado desde 2019. É uma satisfação para a categoria dialogar e poder avançar nestes pontos tão importantes”, ressalta o presidente da ACP.
Em julho a gestão da prefeita Adriane Lopes já havia nomeado mais de 300 professores aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano.
A maioria dos profissionais irá atuar nos iniciais do Ensino Fundamental. Nos últimos dois anos a gestão da prefeita estabeleceu um diálogo histórico com os profissionais da Rede Municipal de Educação, que rendeu conquistas importantes para o Magistério, além de ter destravado ações de valorização.
Entre os avanços estão o cumprimento da lei do piso para 20 horas, eleições para diretores de EMEI’s, investimento na autonomia e fortalecimento das escolas de Educação Infantil; criação de concurso público do Magistério para posse ainda em 2024; compra de materiais pedagógicos, mobiliário, e investimento em toda a estrutura das 205 escolas da Rede, além da construção de 166 novas salas de aula.
“Na nossa gestão a Educação é prioridade. Nós não prometemos, nós fizemos e vamos avançar mais. Com muita luta, equilíbrio e diálogo franco, estamos superando os desafios e atendendo as necessidades dos professores. Chegamos a esse momento, que é mais uma etapa importante na construção de um futuro de conquistas”, enfatiza a prefeita Adriane Lopes.