Na tarde de quarta-feira (31), a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV) apreendeu, no Bairro Santa Luzia, em Campo Grande, uma motocicleta adulterada. A ação faz parte da Operação “Caveat Emptor”, deflagrada pela Polícia Civil no dia 22 de julho deste ano, com o objetivo de identificar e localizar motos adulteradas, que são vendidas como “Bob”, por membros de uma organização criminosa.
A investigação feita pela DEFURV revelou que as motocicletas, muitas vezes vendidas através de redes sociais, são furtadas pelos membros da organização, adulteradas e revendidas, como se tivessem apenas pendências administrativas. No curso do inquérito policial, foram feitos levantamentos de diversos potenciais compradores das referidas motocicletas e a DEFURV está realizando buscas para localizar essas pessoas e apreender os veículos.
Desde o início da operação, foram identificadas e apreendidas quatro motos adulteradas, provenientes de furtos. A motocicleta localizada ontem tinha sido vendida a R.S.A.V., de 25 anos, pela organização, que está sendo investigada pela especializada desde 2022.
A expressão “Caveat Emptor”, proveniente do latim, significa, em tradução livre, “cuidado, comprador”. É um alerta para que os compradores, ao adquirir veículos “bob” anunciados em redes sociais, verifiquem se há sinais de adulteração ou a existência de restrição criminal, pois, ao comprar qualquer bem, sem averiguar a procedência, o comprador assume o risco sobre o produto adquirido e pode incidir na prática de crimes.
A operação continua com o objetivo de recuperar mais veículos e desmantelar a organização criminosa. Denúncias relacionadas a furtos e roubos de veículos, podem ser feitas pelo WhatsApp: (67) 99226-0062.