A candidata à reeleição, prefeita Adriane Lopes (PP), da coligação Sem Medo de Fazer o Certo, assinou um termo de compromisso com o Trade Turístico de Campo Grande, representado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A prefeita reforçou o papel essencial das mulheres na política ao se comprometer com o desenvolvimento de iniciativas que alavanquem o turismo na Capital.
Adriane Lopes fez questão de ouvir as propostas do setor e reafirmou o compromisso de sua gestão em investir no turismo como um importante setor econômico para a cidade. Entre as demandas apresentadas pelo Comtur, destacam-se a promoção de Campo Grande como um destino de eventos, e a transformação da capital em um Destino Turístico Inteligente, integrando-a aos padrões nacionais estabelecidos pelo Ministério do Turismo.
A prefeita destacou que seu plano de governo inclui a criação de um complexo turístico e cultural, projetado para transformar Campo Grande em um polo de lazer e atração regional. Ela ressaltou ainda que a Rota Bioceânica, importante para o turismo e o desenvolvimento econômico, já foi integrada à cidade graças ao seu empenho. “O setor é de extrema importância para a Capital, que possui vocação turística. A Rota Bioceânica traz um grande potencial turístico para Campo Grande, e a gestão quer trabalhar com escuta apurada para atender as demandas do setor. Nossa visão para o turismo é de que ele seja um grande desenvolvedor da economia, e iremos buscar recursos para tornar a Campo Grande ainda mais atrativa. A rede hoteleira também receberá impulsos para atrair eventos e fomentar o turismo esportivo”, declarou a prefeita.
Entre os exemplos citados pela gestora, a pista de motocross no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, que já se consolidou como um atrativo turístico para eventos esportivos, demonstra o sucesso das ações implementadas. Além disso, Adriane Lopes destacou que novos atrativos podem ser desenvolvidos em diferentes setores do turismo.
Ainda durante a assinatura, a prefeita expressou sua disposição para continuar avançando no desenvolvimento do setor. “Em um novo mandato, teremos mais assertividade para fomentar o turismo que já está sendo aproveitado. Queremos despertar o turismo interno e incentivar que os campo-grandenses conheçam melhor sua cidade. Campo Grande tem um potencial gigante, e me coloco à disposição para construir melhorias e atender as demandas do trade turístico”, afirmou.
Camila Fernandes, presidente do Comtur, entregou à prefeita as principais solicitações do setor, incluindo a promoção da cidade como Capital de Eventos, a criação de um Centro de Convenções Municipal e a ativação de um City Tour. A prefeita Adriane Lopes, que já revolucionou a educação e implementou importantes melhorias em diversas áreas durante sua gestão, comprometeu-se em buscar soluções para que Campo Grande se torne cada vez mais um destino de destaque no cenário turístico nacional.
No programa de governo, existe a proposta da conclusão do Parque Turístico Municipal Cachoeiras do Céuzinho e a modernização do Corredor Gastronômico da Avenida Bom-Pastor, além da criação de um roteiro turístico integrado no centro da cidade.
O Complexo Turístico e Cultural de Campo Grande propõe a requalificação das estruturas do Complexo Ferroviário, o Parque da Esplanada, a Feira Central, a Morada dos Baís, a Rua 14 de Julho, já revitalizada, e o Mercado Municipal.
Além disso, o plano da prefeita inclui a implementação de corredores verdes e soluções baseadas na natureza para promover a ocupação ordenada dos fundos de vales e outros espaços ociosos. Na região do Imbirussu, será desenvolvido o “Parque dos Ipês”, um parque urbano com soluções naturais que incluem infraestruturas de drenagem verdes, como sistemas de biofiltração e jardins de chuva, contribuindo para a redução de enchentes e a melhoria da qualidade da água.
O Distrito de Rochedinho, por sua vez, se consolida como um roteiro turístico com ênfase no turismo rural, cultural, gastronômico e ecológico.