Um olhar atencioso, um sorriso, um passeio ao ar livre para ver o sol e sentir a brisa do vento bater em seu rosto. Tudo isso parece simples demais, mas para quem passa dias internado em um hospital, esses gestos, que parecem pequenos, tornam-se grandiosos e fazem os dias passarem de forma mais leve. E foi um desses gestos “simples” que transformou o dia de Elias Oliveira Conceição, de apenas seis anos de idade.
O pequeno já estava há dias ali no Hospital Unimed Campo Grande sendo preparado para um procedimento cirúrgico. Enquanto isso, Cinthia Munhoes Elias de Souza, psicóloga da unidade hospitalar, já fazia questão de levá-lo para dar uma volta fora do quarto para se distrair um pouco, mas ela queria fazer mais. Sensibilizada pelo tempo de internação de Elias, acionou a equipe multiprofissional e armou um piquenique, com direito a lanchinhos e frutas em formatos divertidos.
No dia marcado, tudo contribuiu para que Elias tivesse uma tarde mágica. O dia estava lindo, ensolarado, com o céu todinho azul. O verde das árvores e o colorido das flores do jardim do hospital tornaram o piquenique preparado com todo carinho ainda mais encantador. Para completar, Dr. Diego Ramos, neurocirurgião que o acompanha, não só participou da ação, mas levou a esposa e os três filhos para brincar e se divertir juntos com seu paciente, que mesmo sem falar, transbordava em alegria e gratidão pela experiência vivida naquela tarde.
“É importante para uma criança poder brincar com outras crianças, então eu levei minhas filhas para que ele não se sentisse sozinho no dia do piquenique que a Cinthia, junto com a equipe multiprofissional do hospital, organizou. Eu fico muito feliz em ver a alegria do Elias, ele é um menino muito amado pela família dele, pela equipe ‘multi’, é uma criança muito amorosa e quando a gente tem a oportunidade de levar um pouco de alegria e ver ele sorrindo, brincando, gargalhando, isso faz a gente ganhar o dia”, reforça Dr. Diego.
Quem também se emocionou vendo a alegria do pequeno foi Diogo Oliveira Conceição, um dos irmãos mais velhos de Elias, de apenas 18 anos, mas de uma responsabilidade e um amor imensurável pelo irmãozinho. Por opção, é ele quem cuida de Elias na maior parte do tempo. “Eu sabia que teria o piquenique, mas imaginava que seria mais simples, e quando descemos para o jardim do hospital, fiquei muito surpreso porque não esperava que o Dr. Diego também estaria lá e com sua família, suas filhas. O pessoal do hospital preparou tudo com muito carinho e eu fiquei muito feliz de ver meu irmão sorrindo e brincando com a criançada”.
Além de Diogo, Elias tem outros dois irmãos, de 21 e 2 anos, e há cerca de dois anos e meio todos moram com os tios Elias da Conceição e Angela Cristina Souza de Freitas e mais três primos.
A tia fala do sentimento bom que tomou conta dela quando soube da surpresa preparada para o sobrinho. “Quando vimos as imagens do que fizeram para o Elias eu e meu esposo ficamos muito felizes, e fiquei com uma sensação muito boa de gratidão e com o coração leve por ver que a imagem que temos de um hospital não é o que pensamos. Ali, vi o quanto o Elias é querido e esse acolhimento por parte da Unimed e do Dr. Diego, que considero enviado por Deus, é muito gratificante, a nossa família toda é muito grata por tudo”.
Para Cinthia, ver a reação de Elias naquele dia, faz a profissão escolhida valer à pena. “Tentamos proporcionar momentos de alegria aos nossos pacientes para tornar o tempo que passam aqui mais leve e foi lindo ver a alegria do Elias, sorrindo, querendo abraçar todo mundo, e receber esse carinho de volta de um paciente não tem preço. Isso me faz ter a certeza de que escolhi a profissão certa”.
Focado em proporcionar uma vida de qualidade ao irmão, Diogo, que antes não pensava em fazer faculdade, hoje sonha em cursar enfermagem para ajudar a cuidar melhor dele. “Para o futuro eu só penso em dar uma vida boa para o Elias, poder cuidar dele, dar a ele tudo o que for preciso”.