TSE
CapivaraNews
EL IÇÕES 2026 #VOTONADEMOCRACIA
Apuração em Tempo Real
Acompanhe Voto a Voto →
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Domingo, Outubro 4, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Política

Perifeirarte mobiliza mais de 19 mil pessoas e fortalece lideranças comunitárias em 26 municípios

Redação Capivara News by Redação Capivara News
3 de Julho de 2026
in Política, Últimas Notícias
0
Perifeirarte mobiliza mais de 19 mil pessoas e fortalece lideranças comunitárias em 26 municípios
Share on FacebookShare on Twitter

Mais de 19,4 mil pessoas mobilizadas, 1.893 lideranças comunitárias certificadas e 30 edições realizadas em 26 municípios. Os números revelam o alcance do Programa Perifeirarte, iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) que une formação, cidadania, arte, cultura e desenvolvimento comunitário nos territórios periféricos de Mato Grosso do Sul.

Criado em 2023 pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, o Perifeirarte promove capacitação e qualificação para lideranças sociais e comunitárias, representantes do terceiro setor e população em geral. As formações abordam temas práticos para a organização das entidades locais, como regularização institucional, obtenção de CNPJ, documentação, uso de ferramentas digitais e acesso a políticas públicas.

Post+

Viver mais e continuar independente: os caminhos para um envelhecimento com autonomia

Motociclista bate em carro, cai em cima de outro e morre na BR-267 em Jardim

Participantes do Perifeirarte recebem orientações sobre regularização de associações comunitárias durante formação. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

O programa aproxima o poder público das comunidades e cria caminhos para que as demandas dos territórios sejam reconhecidas, encaminhadas e transformadas em ações. A programação também integra arte e cultura e é encerrada com feira livre, ampliando a participação popular e fortalecendo a economia local, especialmente por meio da visibilidade dada a feirantes e empreendedores.

A subsecretária de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Tânia Regina dos Santos, destaca que os resultados revelam a dimensão alcançada pelo programa e a importância de uma atuação construída em diálogo com as comunidades.

“O Perifeirarte desenvolveu um trabalho contínuo de conscientização, fortalecimento e potencialização do movimento comunitário, evidenciando sua importância para o desenvolvimento dos territórios. O programa incentivou a participação cidadã, a autonomia e o protagonismo das comunidades, contribuindo para o fortalecimento e a organização comunitária”, ressaltou.

Somente em 2026, a programação já passou por Anaurilândia, Miranda, Nova Andradina, Campo Grande, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste e Fátima do Sul.

Formação que transforma a atuação comunitária

Formação aborda procedimentos para atualização documental e organização das associações de moradores de cada município por onde passa. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)
Lideranças comunitárias participaram da formação do Perifeirarte em Ponta Porã, realizada em 2024. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Em Ponta Porã, onde o Perifeirarte foi realizado em 2024, a formação ajudou a Associação de Moradores do Jardim Planalto e Adjacentes a reorganizar uma trajetória que havia sido interrompida por pendências acumuladas ao longo dos anos.

Presidente da entidade, Marcelo André conta que ele e a diretoria mantinham as ações comunitárias, mas encontravam dificuldades para avançar por falta de orientação sobre exigências administrativas, tributárias e cartorárias. Documentos desatualizados há mais de uma década impediam que a associação acessasse oportunidades e ampliasse o trabalho realizado no bairro.

A participação na capacitação oferecida pelo Perifeirarte trouxe informações práticas sobre os procedimentos necessários para regularizar a instituição. A partir das orientações recebidas, a diretoria buscou os órgãos responsáveis, atualizou documentos e colocou em andamento as medidas necessárias para resolver as pendências.

Hoje, a Associação de Moradores do Jardim Planalto e Adjacentes é, segundo Marcelo, a única organização de moradores de Ponta Porã totalmente regularizada junto aos governos municipal, estadual e federal. A entidade também conquistou o título de utilidade pública estadual em 2025, reconhecimento que fortaleceu sua atuação social e abriu novas possibilidades para o desenvolvimento de projetos.

Uma das atividades realizadas pela Associação de Moradores do Jardim Planalto e Adjacentes, em Ponta Porã. (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo André em visita à SEC, quando relatou resultados do Perifeirarte em Ponta Porã. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Com a regularização, a associação passou a estar apta a receber doações, participar de editais, captar recursos para iniciativas sociais e culturais e buscar emendas parlamentares. A mudança também ampliou a capacidade de acolhimento da comunidade, que hoje recebe moradores de outros bairros e regiões em busca de orientação, atividades e apoio.

“Depois dessa capacitação, novos horizontes se abriram. Nós entendemos quais caminhos precisávamos seguir diante de documentações que estavam desatualizadas havia mais de 12 anos. Hoje, estamos em outro patamar, totalmente legalizados e aptos a receber doações, acessar editais, projetos sociais e culturais e emendas parlamentares”, afirmou Marcelo.

Para ele, a transformação não se limita à organização documental da associação. Com uma estrutura regularizada e uma equipe mais preparada, a entidade conseguiu ampliar a frente de trabalho e oferecer acolhimento mais efetivo a pessoas com acesso limitado à cultura, cidadania, educação e serviços de proteção social.

“Hoje conseguimos acolher as pessoas de maneira mais eficaz. Nossa frente de trabalho atingiu mais gente, inclusive de outros bairros e regiões, porque estamos tecnicamente muito mais capacitados do que antes”, completou.

Cidadania e organização comunitária

A proposta do Perifeirarte é aperfeiçoar a governança municipal nas pautas da cidadania e contribuir para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e participativo das comunidades. Para isso, o programa articula parcerias entre Estado, prefeituras, organizações comunitárias e demais instituições públicas e privadas, ampliando a cooperação e aproximando serviços, oportunidades e direitos da população.

Formação realizada em Corumbá, um dos 26 municípios onde o Perifeirarte passou. (Foto: Divulgação)

“Além de ampliar o acesso da população a informações sobre serviços, programas e políticas públicas disponíveis, o Perifeirarte facilita o encaminhamento das demandas comunitárias e promove melhores condições para a qualidade de vida da população”, pontuou a subsecretária Tânia Regina.

Secretário-adjunto de Estado da Cidadania e fundador do Perifeirarte, Jairo Luiz da Silva avalia que a trajetória do programa confirma uma mudança na forma como o poder público se relaciona com os territórios periféricos e as comunidades tradicionais de Mato Grosso do Sul.

Encerramento sempre acontece nas feiras livres, com apresentações culturais e feirinhas. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

“O Perifeirarte se consolidou como uma espécie de divisor de águas para as coletividades de Mato Grosso do Sul. Historicamente, as periferias e as comunidades tradicionais eram vistas apenas sob a ótica da carência. O programa mudou essa perspectiva e colocou esses territórios no centro do debate público como polos geradores de potência, cultura e transformação social”, afirmou.

Ao integrar formação, cultura, cidadania e empreendedorismo, o programa fortalece redes de economia solidária e abre espaço para pequenos produtores, artistas, feirantes, jovens e mulheres que sustentam suas famílias por meio do trabalho desenvolvido nos próprios territórios. A iniciativa contribui para que a renda circule nos bairros e municípios, ao mesmo tempo em que amplia o acesso a capacitações e oportunidades para iniciativas locais.

“O programa não levou uma cultura de fora para dentro das comunidades. Ele se tornou uma vitrine e uma ferramenta de fomento para a riqueza que já existe nesses lugares. Muitos participantes encontraram no Perifeirarte um espaço para apresentar suas produções, mas também para se capacitar e fortalecer seus caminhos”, destacou Jairo.

Além das lideranças certificadas e das mais de 19,4 mil pessoas impactadas, o programa também registra o plantio de 541 mudas. (Foto: Matheus Carvalho/SEC)

Para o secretário-adjunto, um dos principais resultados da iniciativa está na construção de pontes entre lideranças comunitárias, coletivos culturais, movimentos sociais, voluntariado, municípios e Governo do Estado. Essa aproximação permite que as demandas vividas nos territórios cheguem aos espaços de decisão e sejam consideradas na formulação das políticas públicas.

“O Perifeirarte virou sinônimo de gestão participativa. É um espaço em que o Estado escuta, valida e apoia soluções criadas pelas próprias comunidades. A cidadania não se constrói de cima para baixo; ela se consolida quando o poder público reconhece as potências das periferias e caminha lado a lado com quem faz a transformação acontecer na ponta”, concluiu.

Além das 1.893 lideranças certificadas e das mais de 19,4 mil pessoas impactadas, o programa também registra o plantio de 541 mudas e a implantação de quatro unidades do Foco, iniciativa voltada ao fortalecimento da organização comunitária. Os números refletem uma atuação que, desde 2023, alcança diferentes regiões de Mato Grosso do Sul e fortalece redes locais de cidadania, participação e desenvolvimento.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...

Matérias Relacionadas:

  1. Nelsinho Trad garante aprovação de projeto de lei que destrava pedidos de benefícios do INSS parados na Justiça
  2. Eduardo Leite sofre críticas após ir a show de Ivete em meio à calamidade no RS
  3. Deputado enaltece judiciário, MPE e Polícia Civil pelo retorno à prisão do autor de feminicídio
  4. MSVia se reúne com deputados para apresentar novo contrato de concessão da BR-163 em MS
Tags: Perifeirarte mobiliza mais de 19 mil pessoas e fortalece lideranças comunitárias em 26 municípios
Post

Saúde de MS capacita profissionais de 40 municípios para aprimorar gestão da vacinação em MS

Próximo

Referência em turismo de natureza, MS fecha primeiro semestre de 2026 consolidando protagonismo

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Viver mais e continuar independente: os caminhos para um envelhecimento com autonomia
Saúde

Viver mais e continuar independente: os caminhos para um envelhecimento com autonomia

by Alan Diógenes
2026/10/04
0

O Brasil tem cerca de 32,1 milhões de pessoas com...

Ler mais...
Motociclista bate em carro, cai em cima de outro e morre na BR-267 em Jardim

Motociclista bate em carro, cai em cima de outro e morre na BR-267 em Jardim

2026/10/04
ABRAPEC recebe doação de frutas e legumes por meio de parceria com o Mesa Brasil do SESC

ABRAPEC recebe doação de frutas e legumes por meio de parceria com o Mesa Brasil do SESC

2026/10/04
Colisão de carro com carreta na BR-267 mata jovem de 19 anos em Bataguassu

Colisão de carro com carreta na BR-267 mata jovem de 19 anos em Bataguassu

2026/10/04
A importância do atendimento nutricional na ABRAPEC para pessoas em tratamento do câncer

A importância do atendimento nutricional na ABRAPEC para pessoas em tratamento do câncer

2026/10/04
Logotipo criado por inteligência artificial pode ser registrado como marca?

Logotipo criado por inteligência artificial pode ser registrado como marca?

2026/10/04
“Paraguai” é morto a tiros no meio dessa tarde no Jardim Noroeste

“Paraguai” é morto a tiros no meio dessa tarde no Jardim Noroeste

2026/10/03
Homem acaba morto agredido, após briga em conveniência de Nova Alvorada do Sul

Homem acaba morto agredido, após briga em conveniência de Nova Alvorada do Sul

2026/10/03
Bêbado, rapaz “dá grau” em moto e mata idosa que guardava coisas em carro no Santa Emília

Bêbado, rapaz “dá grau” em moto e mata idosa que guardava coisas em carro no Santa Emília

2026/10/03
Motociclista morre ao colidir com placa na Av. Gunter Hans no Tijuca

Motociclista morre ao colidir com placa na Av. Gunter Hans no Tijuca

2026/10/03
Ler mais...
Próximo
Referência em turismo de natureza, MS fecha primeiro semestre de 2026 consolidando protagonismo

Referência em turismo de natureza, MS fecha primeiro semestre de 2026 consolidando protagonismo

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

Preso no RS suspeito de estuprar 163 menores fez vítima de 16 anos em MS, segundo polícia

7 de Maio de 2025
Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

Mulher morre, homem e 2 crianças ficam em estado grave em colisão entre carro e carreta na BR-262

13 de Janeiro de 2025
Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

Motociclista envolvido em acidente com morte de advogado não tinha CNH e estava bêbado, conforme testemunhas

22 de Setembro de 2024
Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

Encontrado morto próximo à Gury Marques trabalhava na lavanderia do Hospital Regional

14 de Outubro de 2023
Jovem morre durante perseguição, ao colidir com Gol no Nova Campo Grande

Jovem morre durante perseguição, ao colidir com Gol no Nova Campo Grande

16 de Março de 2023

EDITOR'S PICK

Duas décadas de articulação e crescimento: Reflore/MS comemora 20 anos com homenagens e de olho no futuro

Duas décadas de articulação e crescimento: Reflore/MS comemora 20 anos com homenagens e de olho no futuro

9 de Dezembro de 2025
DRACCO prende homem circulando em VW Polo com arma e sem porte obrigatório

DRACCO prende homem circulando em VW Polo com arma e sem porte obrigatório

25 de Março de 2025
Maquinários e apoio do Governo ajudam homem do campo a melhorar a produção

Maquinários e apoio do Governo ajudam homem do campo a melhorar a produção

18 de Setembro de 2022
Identificado casal que morreu dentro de carro esmagado por carreta na MS-134

Identificado casal que morreu dentro de carro esmagado por carreta na MS-134

11 de Agosto de 2025
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: